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Responsabilidade social das empresas turísticas: estudo aplicado a empresas de alojamento turístico no concelho da Covilhã

Autor(es): Libombo, Dambusse Bucuane

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2428

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Turismo sustentável; Responsabilidade social


Descrição

Cada vez mais, particularmente no contexto Europeu e concretamente em Portugal, o turismo é visto como uma actividade económica essencial devido ao seu impacto positivo e multiplicador no crescimento económico e no emprego. Para além disso, por ser uma actividade relacionada e fortemente assente no património cultural e natural dos territórios (destinos turísticos), honra de forma exemplar a necessidade de conciliar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável, valorizando a sua dimensão ética e social e ambiental. A percepção da importância das dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento, por parte dos responsáveis de empreendimentos turísticos e o seu reflexo nas práticas organizacionais traduzir-se-ão no desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis. É a partir desta relação entre os conceitos de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social das empresas, particularmente relavante no sector turístico, que surgem as questões de partida para esta investigação: Que práticas de responsabilidade social são desenvolvidas nas empresas turísticas? Que factores favorecem ou, pelo contrário, limitam o exercício de práticas socialmente responsável nestas empresas? Para dar respostas a estas questões, após uma alargada revisão da literatura sobre os conceitos inerentes a esta problemática, procedeu-se a um estudo empírico de natureza qualitativa, com base em entrevistas realizadas a empresas de alojamento turístico localizadas na região da Serra da Estrela, concretamente no concelho da Covilhã. As empresas analisadas incluíram duas categorias distintas de alojamento: hotéis e alojamentos em espaço rural (TER) Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas socialmente responsável nestes empreendimentos depende, principalmente, da motivação do gerente/empresário e da importância que este atribui ao desenvolvimento destas práticas nas várias dimensões de responsabilidade social das empresas. Os resultados apontam também para algumas características distintivas nas práticas dos hotéis em relação aos alojamentos TER, associadas a factores como a dimensão, a natureza familiar e a estratégia da empresa. Do ponto de vista teórico os resultados contribuem para uma maior compreensão de dois aspectos ainda pouco estudados na literatura: a compreensão de como e porquê se desenvolvem práticas de RSE nas pequenas empresa e dos factores que as promovem ou limitam, particularmente no sector turístico onde as lógicas de responsabilidade social se confundem, muitas vezes, com as lógicas de sustentabilidade do negócio. Do ponto de vista prático, a compreensão deste fenómeno pode ser útil no desenho de políticas que promovam o desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis por parte das empresas turísticas, bem como ajudar a uma maior compreensão e consciencialização dos empresários do sector, das várias dimensões da Responsabilidade Social e da importância das práticas socialmente responsáveis para a sustentabilidade do negócio e da sociedade em geral.

Increasingly, and particularly in the European context and in Portugal, tourism is seen as an essential economic activity due to its positive impact and multiplier effects on economic growth and employment. In addition, being an activity strongly related and based on cultural and natural heritage of the territories (destinations) honors in an exemplary manner the need to reconcile economic growth and sustainable development, enhancing its ethical, social and environmental dimensions. The perception of the importance of the economic, social and environmental development as part of responsible tourism developments and its reflection in organizational practices will lead to the development of socially responsible practices. It is from this relationship between the concepts of sustainable development and corporate social responsibility, particularly relavant in the tourism sector that the departure questions for this research arise: How social responsibility practices are developed in tourist businesses? What factors promote or, conversely, limit the exercise of socially responsible practices in these firms? To provide answers to these questions, after an extensive literature review on the concepts related to this issue, we carried out a qualitative empirical study, based on interviews with tourist accommodation businesses located in the Serra da Estrela, specifically in the municipality of Covilhã. The companies analyzed included two distinct categories of accommodation: hotels and accommodation in rural areas (TER) It was concluded that the development of socially responsible practices in these enterprise depends mainly on the motivation of the manager/entrepreneur and the importance he attaches to the development of these practices in the various dimensions of corporate social responsibility. The results also point to some distinctive features in the practices of hotels in relation to TER accommodations, linked to factors such as size, familiar characteristics of the business and business strategy. From the theoretical point of view the results contribute to a greater understanding of two aspects still poorly studied in the literature: understanding how and why they develop CSR practices in small business and the factors that promote or limit, particularly in the tourism sector where the logics of social responsibility are mixed with the logic of business sustainability. From a practical standpoint, understanding this phenomenon may be useful in designing policies that promote the development of socially responsible practices by tourism businesses as well as to promote greater understanding and awareness of business operators, about the various dimensions of Social Responsibility and the importance of socially responsible practices for the sustainability of business and society in general.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Dinis, Anabela do Rosário Leitão
Contribuidor(es) uBibliorum
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