Detalhes do Documento

O portefólio enquanto instrumento de (auto)avaliação docente: imagens, concepções e representações dos professores

Autor(es): Rodrigues, Mário Carlos

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2552

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Professores; Avaliação de desempenho


Descrição

Este estudo surge no âmbito do decorrer da implementação do modelo de avaliação de desempenho dos professores portugueses, onde o portefólio é apresentado como um dos suportes possíveis. Trata-se de uma situação nova, quer no que diz respeito à avaliação de desempenho docente, quer ao nível da utilização do portefólio para esse fim. Neste contexto, pretendemos aferir as representações dos professores relativamente ao portefólio enquanto instrumento de avaliação do seu desempenho. Com este objectivo, foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza qualitativa, junto de um conjunto de professores de uma escola pública portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores entenderem o portefólio mais como um produto que consubstancia uma prática e menos como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional; reconhecerem a importância da reflexão, vendo-a como um meio de questionamento permanente da prática; reconhecerem a importância da partilha e do trabalho colaborativo; reconhecerem ao portefólio um carácter dinâmico, numa perspectiva de constante renovação; apresentarem reservas à sua utilização na avaliação docente; atribuírem importância ao portefólio enquanto instrumento de auto-avaliação e de auto-regulação, numa perspectiva de aperfeiçoamento contínuo e de balanço do trabalho desenvolvido.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
Contribuidor(es) Rodrigues, Mário Carlos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados