Detalhes do Documento

Educação e formação de adultos

Autor(es): Gomes, Margarida

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2562

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Formação de adultos; Cursos de formação


Descrição

A presente investigação enquadra-se no âmbito da área da educação e formação de adultos, incidindo, nomeadamente, sobre os cursos de educação e formação de adultos (EFA), bem como o papel do mediador pessoal e social. O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar as expectativas dos formandos relativamente à frequência de um curso EFA (de nível básico e de nível secundário), tentando também verificar o papel do mediador pessoal e social. Nesta investigação foi apresentado um estudo de caso, pois pretendeu-se conhecer detalhadamente um determinado grupo social. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos formandos, mas também a uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Como conclusão dos dados recolhidos, podemos afirmar que: 1) tanto no curso EFA NB de Apoio Familiar e à Comunidade como no curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, a maioria dos formandos refere frequentar o curso com motivação; 2) após a conclusão do curso, apenas a maioria dos formandos do curso EFA NS refere ter grandes expectativas; 3) ao nível da intervenção da mediadora pessoal e social, os formandos de ambos os cursos são unânimes em afirmar que o seu papel é importante na resolução de problemas e no esclarecimento de dúvidas.

The following research positions itself within the scope of adult education and training, focusing in particular in adult education and training courses (AET), as well as the playing role of the personal and social mediator. The main purpose of this review was to measure the trainees’ expectations comparatively to the attendance of an AET course (of primary level and secondary level), and also to try to verify the role of the personal and social mediator in both levels. A case study was presented in this research, because the purpose was to understand in detail a particular social group. We used a quantitative methodology by applying a survey to the trainees and also a qualitative methodology, using the interview technique. In conclusion of the collected data we can say that: 1) both during EFA NB Family and Community Support and NS EFA Education Techniques courses, most students refer that they attend the course with motivation; 2) after completing the course, just the majority of the trainees of the EFA NS course refers to have high expectations; 3) in terms of the level of involvement of the personal and social mediator, students of both courses are unanimous in say that its role is important in solving problems and to clarify doubts.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados