Autor(es): Júlio, Maria Helena de Jesus Leal
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3102
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Orientação para o mercado - Ensino Superior; Marketing - Instituições de Ensino Superior
Autor(es): Júlio, Maria Helena de Jesus Leal
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3102
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Orientação para o mercado - Ensino Superior; Marketing - Instituições de Ensino Superior
Hoje, mais do que nunca, as instituições de ensino superior enfrentam um meio envolvente dinâmico e em transformação. Este desafio deve-se à enorme concorrência que existe no mercado educacional, visto que existiu uma mudança a nível económico e também a nível demográfico (Lopes, 2002). Devido a estas transformações, as instituições de ensino superior têm que estar cada vez mais atentas ao que se passa no mercado e saber identificar quais os seus públicos. Só desta forma conseguem desenvolver estratégias de orientação para o mercado e assim sobreviverem. O objetivo geral deste estudo, é investigar qual o grau de orientação para o mercado nas instituições de ensino superior portuguesas, nas suas dimensões de orientação para o cliente/aluno, orientação para a concorrência e coordenação interfuncional e comparar os resultados com os de um estudo do mesmo tipo realizado nas universidades Inglesas e Israelitas. Para tal, recolheram-se 212 respostas aos docentes em representação da sua instituição de ensino superior, através de um questionário on-line. Os resultados indicam que a componente orientação para o cliente (aluno), é aquela que está mais desenvolvida nas instituições de ensino superior em Portugal à semelhança do que acontece nas instituições de ensino superior em Inglaterra e Israel, embora em Portugal os valores sejam menores. Seguindo-se a componente coordenação interfuncional e por último a orientação para a concorrência com valores similares aos dos encontrados nos outros dois países. Estes resultados são importantes para avaliar o estado da orientação para o mercado das instituições de ensino superior em Portugal, pois uma instituição de ensino superior orientada para o mercado é mais competente que a concorrência, na criação, na entrega e na comunicação de valor aos seus estudantes. Uma instituição de ensino superior orientada para o marketing consegue, assim, alcançar as suas metas de uma forma mais eficaz e eficiente que as instituições de ensino superior concorrentes.