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Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor

Autor(es): Madeira, Inês Dionísio

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3111

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Comportamento do consumidor - Marca de luxo; Produtos de luxo - Consumidor


Descrição

Adquirir um produto de luxo é um estilo de vida, um mundo que alimenta a fantasia de cada um. Comprar um produto deste tipo é comprar emoção, em detrimento da razão pois, o consumidor está cada vez mais sensibilizado para procurar uma experiência que, baseada nos sentidos, lhe proporcione a total satisfação das suas necessidades, feita de uma forma exclusiva e diferenciada. A propensão para o consumo de luxo surge devido à simbologia inerente a este tipo de produtos, nomeadamente poder, riqueza e uma posição privilegiada de estatuto social. O luxo é isso mesmo: uma procura pelo reconhecimento social e pelo prazer pessoal. O consumidor de produtos de luxo é o principal divulgador da marca. Porém, as marcas de luxo precisam de estar em constante sintonia com o público-alvo, através de acções de fidelização, mesmo que a sua comunicação seja feita de uma forma selectiva. Tendo por base as teorias existentes sobre o luxo, procurou-se com este trabalho um maior entendimento sobre o comportamento de compra do consumidor de marcas de luxo e delimitaram-se dois grandes objectivos: por um lado, perceber quais os principais factores associados com os produtos de marcas de luxo valorizados pelos consumidores e, por outro, analisar o perfil do consumidor de produtos de marcas de luxo. Na realização desta investigação empírica, adoptou-se o método quantitativo, através da recolha de informação por questionário e conclui-se que o consumidor de produtos de marcas de luxo não apresenta um comportamento de compra bem delineado nem os motivos explícitos para o consumo deste tipo de bens. Sabe-se, no entanto, que é um consumo orientado a nível pessoal que procura principalmente a satisfação de significados simbólicos, sendo por isso consumidores pouco racionais na sua decisão de compra.

Purchasing a luxury product is a lifestyle, a world that feeds each one’fantasy. To buy such a product is to buy emotion sacrificing reason because the consumer is increasingly searching experience that based on the senses, gives him the full satisfaction of their needs out of a exclusive and distinguished way. The tendency for the consumption of luxury products results from the symbology of these products, including power, wealth and a privileged position of social status. Luxury is precisely this, a search for social recognition and personal pleasure. The luxury products’ consumer is the main advertiser of the mark. Nevertheless luxury brands need to be in permanent harmony with their target public through measures of fidelity actions, even if communication is done in a selective way. Based on the existing theories about luxury it was the purpose of this work to set up a better understanding of the consumer’s behavior that purchase luxury brands, bounding two major objectives: on the one hand, to understand which are the main factors associated with the products of brands luxury that are valued by consumers and on the other hand to analyze the consumer’s typical profile of product and brands luxury. In conducting this empirical research, one has adopted the quantitative method by collecting information through a questionnaire and concluded that the consumer of luxury brands and products does not present a clearly defined purchasing behavior or any explicit reasons for the consumption of this kind of products. We know, however, that consumption is driven on a personal level basis that seeks mainly the satisfaction of symbolic meanings being, for that reason, consumers who are little rational on their choice.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido
Contribuidor(es) uBibliorum
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