Detalhes do Documento

Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º ciclo de Amato Lusitano

Autor(es): Correia, Rita Isabel Belo

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3288

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Educação física - Estágio pedagógico; Prática desportiva - Ensino secundário; Treino desportivo - Jovens - Contexto escolar


Descrição

O presente documento diz respeito ao relatório de estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2011/2012 na Escola Secundária com 3º ciclo Amato Lusitano, em Castelo Branco. O relatório de estágio tem como principal objetivo fazer uma descrição e análise das atividades realizadas, onde foram aplicados e aperfeiçoados todos os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico. Ao longo deste ano letivo, desenvolveram-se estratégias, reformularam-se ideias de forma a transformar positivamente a atuação de um futuro professor de educação física. É importante referir que o estágio pedagógico é uma ferramenta fundamental na formação de qualquer estudante, pois permite, de uma forma progressiva, aprofundar conteúdos, bem como estratégias, distinguindo as vantagens e traçando os benefícios das mesmas para o futuro. O exercício físico constitui um importante fator para garantir níveis de saúde e bem-estar do ser humano. Particularmente as aulas de Educação Física assumem uma importante responsabilidade no que toca à promoção da aptidão física associada à saúde, visando a criação de hábitos de vida saudáveis e fisicamente ativos. Objetiva-se no presente estudo: i) observar o efeito de um programa de treino de resistência aeróbia e velocidade, durante seis semanas, em alunos do ensino secundário; e, ii) saber de que forma este programa pode influenciar os resultados do pré-teste realizado (teste da milha, sprint de 20 m, salto com contra movimento, e arremesso da bola medicinal), comparando-os, também, com os resultados do grupo de controlo. Com base nestes dados, podemos concluir que com um programa de treino da resistência e velocidade, foram registadas melhorias significativas em ambas as capacidades motoras, quer no género feminino, como no masculino. Verificámos ainda que este programa de treino influenciou significativamente os resultados do teste do CMJ. Achamos de grande importância o treino específico das capacidades motoras nas aulas de educação física, de forma a melhorar o desempenho motor dos jovens.

Chapter 1 The present study refers to the teaching practise report, done in the school year of 2011/2012 at Escola Secundária with the third cycle Amato Lusitano, in Castelo Branco. The main goal of this study is to fully describe and analyse the activities performed, for which were put in place and improved all the knowledge acquired along the academic course. During this year were developed new strategies and ideas to positively reformulate the future Physical Education teacher way of acting. Is important to underline that the teaching practise is a fundamental tool to any student education, once it allows in a progressive way to develop contents as well as strategies, distinguishing and outlining their future advantages and benefits. Chapter 2 The physical activity is an important element to guaranty the human health and welfare levels. The Physical Education classes assume an important and particular role in the promotion of the physical skills linked to the health, by transmitting healthy and active habits. The present study aim was to: i) note the endurance and velocity training effects during six weeks in high school students and ii) know in what way this program may influence the pre-test results (mile test, 20 meters sprint, against movement jump and medicinal ball pitch), comparing them also to the control group results. Based on the collected information, we can conclude that with the endurance and velocity training, there were significant improvements in both physical skills, for the female gender (p=.000), as well as for the masculine gender (p=.008). It was also concluded that this training program had a significant and positive influence in the CMJ test results for the masculine gender (p=.038). We think that a specific physical skills training developed in the Physical Education classes plays an important role in the improvement of the adolescents' physical performance.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Júlio Manuel Cardoso
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.