Detalhes do Documento

A influência do volume de treino de resistência aeróbia sobre o treino combinado de força e de resistência em contexto escolar

Autor(es): Carneiro, Carlos Belmiro da Rocha

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3316

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Treino desportivo; Treino de resistência; Treino simultâneo; Resistência aeróbica


Descrição

O presente estudo teve como objetivo examinar os efeitos de 8 semanas de treino de combinado de força e de resistência sobre parâmetros de força e de resistência aeróbia; e se o dobro do volume de treino de resistência, aplicado simultaneamente com o trabalho de força, permite maiores ganhos na capacidade aeróbia dos jovens sujeitos a este procedimento. A amostra foi constituída por 31 alunos saudáveis (sexo masculino), do 3º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos (163,83±8,873 cm de altura e 58,28±11,66 quilogramas de peso), os quais realizaram 2 sessões de treino semanais, durante 8 semanas, e que foram distribuídos por 3 grupos de trabalho, a saber: Grupo Experimental 1 (GE1, n = 12) realizou protocolos de treino simultâneo de resistência aeróbia e de força; Grupo Experimental 2 (GE2, n = 10) realizou protocolos de treino simultâneo de resistência aeróbia (o dobro do volume) e de força; Grupo de Controlo (GC, n = 9) não realizou quaisquer protocolos de treino. De referir que todos os elementos constituintes da amostra (GE1, GE2 e GC) continuaram a realizar as aulas de Educação Física conforme o estipulado em termos curriculares para o ano de escolaridade em que se encontravam. A aferição de resultados foi obtida através da avaliação, antes e depois da aplicação dos programas de treino, dos seguintes testes: - milha (1609 m); lançamento de bola medicinal de 3kg; sprint 20 m; salto horizontal; salto vertical com contramovimento. Todos os grupos de trabalho obtiveram ganhos significativos de força, exceto o grupo de controlo. Verificámos que no grupo onde foi aplicado o dobro do volume de treino de resistência (GE2) houve melhorias, com valores estatisticamente significativos, nos parâmetros força explosiva do trem superior (p = 0,005) e no aumento da capacidade aeróbia (p = 0,012). Verifica-se, portanto, que a aplicação do dobro de volume de treino de resistência, simultaneamente com o treino de força, aplicados em duas sessões semanais, permite ganhos superiores ao nível da força e da capacidade aeróbia dos jovens rapazes sujeitos a esse programa de treino.

The current study examines the effects of concurrent strength and aerobic training on strength and aerobic parameters; and if the double workload (volume) of aerobic training promote more significant aerobic gains. The sample compromised 31 healthy High Scholl students (male) between 13 and 16 years old (163, 83±8,873 cm height and 58,28±11,66 kilograms). All participants performed two sessions per week during eight consecutive weeks. Sample was equal distributed into three different groups: Experimental group 1 (GE1, n = 12; combined strength and and aerobics; Experimental group 2 (GE2, n = 10; combined strength and and aerobics simultaneously but with a double workload - volume); and a control group (GC, n = 9). All participants followed their normal physical education lessons base on school curriculum. Subjects were tested before and after the application of the training programs on the following tests: mile (1609 m); 3 kg medicine ball throwing; sprinting 20 m; horizontal jump; and countermovement vertical jump. Both experimental groups improve strength significantly, expect the control group. Recalling GE2, the current study reported significant improvements in upper body explosive strength (p = 0,005) and in the the aerobic capacity (p = 0,012). Therefore, we can state that a double aerobic workload combined with a strength training regimen can promote superior strength and aerobics gains in young students.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Marques, Mário António Cardoso; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.