Autor(es):
Gomes, Pedro Rafael Neto
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3383
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Biblioteca escolar - Parcerias; Rede de bibliotecas escolares; Promoção da leitura; Plano Nacional de Leitura; Professor bibliotecário; Biblioteca escolar
Descrição
O presente trabalho de investigação partiu da observação/ acção e revisão de literatura referente à importância das parcerias, cooperação e utilização das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas. Uma abordagem aos conceitos Joint-use libraries e Dual-use libraries, numa perspectiva da realidade internacional e nacional, tem como objectivo conhecer a opinião de alguns especialistas face à utilização da Biblioteca Escolar/ Biblioteca Pública ou outra tipologia de bibliotecas, numa óptica de partilha/ parceria e uso comum dos mesmos espaços por públicos distintos. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da acção, da implementação da Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos da Serra da Gardunha, Fundão e permitiu-nos na comunidade local. A abordam aos conceitos de promoção da leitura e o papel do(s) mediador(es) de leitura, bem como do professor bibliotecário na construção de pontes de cooperação entre as diversas instituições. Os resultados obtidos indiciam a elevada determinação que todas as instituições, e respectivos intervenientes em promover espaços de cooperação e parceira, um real trabalho em rede, a fim de rentabilizar recursos humanos, materiais e espaciais.
This study is based on observation/action and literature review on the importance of partnerships, cooperation and use of both school and public libraries. The approach to the concepts of joint-use libraries and dual-use libraries, in a perspective of the international and national situation, aims at knowing the opinion of some specialists about the use of the school library/public library or any other type of library, from the perspective of a shared use of the same spaces by distinct publics. The empirical work evolves around the action, the implementation of the School Library and Educational Resource Centre of Serra da Gardunha, Fundão, in the local community. We discuss further the concepts of promotion of reading and the role(s) mediator(s) of reading and the teacher librarian in building bridges of cooperation between different institutions In this research, several concepts are approached: promoting reading and the roles of the reading mediator and the teacher-librarian in building bridges of cooperation between different institutions.