Detalhes do Documento

Análise comparativa de três gramáticas escolares

Autor(es): Lopes, Vera Lúcia de Andrade

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3406

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Língua portuguesa - Gramática normativa; Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem; Língua portuguesa - Gramática


Descrição

O presente trabalho pretende, além de refletir toda a experiência vivida na Escola Básica Grão Vasco de Viseu, salientar a utilidade das gramáticas em contexto sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, em prol do ensino comprometido da boa proficiência linguística. Em concreto, realizámos uma pequena viagem, de resto adaptada à especificidade deste labor científico, por três gramáticas escolares de diferentes editoras, constatando algumas diferenças entre elas e elegendo aquela que melhor se adequa a alunos do 3.º ciclo. Na realidade, uma aula completa, além da exploração textual, deve incluir, igualmente, a análise de um item gramatical, passando pelos três momentos de aprendizagem: teoria, prática e produção. Com efeito, seguindo este modelo, apresentamos uma proposta de aula, sendo que o item gramatical tratado surge subtilmente na sequência da análise textual. Toda esta reflexão de natureza teórico-prática surge integrada num Relatório de Estágio que conta com a caracterização da escola e das turmas, as aulas assistidas, respetivas planificações e materiais, atividades extracurriculares e uma apreciação final sobre todo este percurso incluída na conclusão.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Luís, Carla Sofia Gomes Xavier
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.