Detalhes do Documento

A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol

Autor(es): Beirão, Celina Isabel Soares

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3410

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Língua espanhola; Língua espanhola - Ensino-aprendizagem; Língua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicação; Língua espanhola - Aspectos pedagógicos


Descrição

O presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012.

Este informe consta de tres partes, que están estrechamente relacionadas entre sí; en él se refleja un estudio sobre la importancia de las Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación en la enseñanza y en el aprendizaje de una lengua extranjera. En la primera parte abordé la importancia de las TIC en las clases de lengua española, teniendo en cuenta que el uso de estos recursos es un importante aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje. En la sociedad actual, marcada por la era digital, por el progreso y por la información, donde ésta circula de una manera rápida y accesible a todos, cabe a la escuela y a los profesores orientar, desarrollar e inculcar en los alumnos conocimientos que les permitan hacer un análisis crítico y selectivo de esa información. En la segunda parte, incidí sobre la presencia de las TIC en los métodos de español, no olvidando la importancia de éste como recurso pedagógico fundamental en el aprendizaje del alumno, abordé la importancia de las TIC en la motivación e interés de los alumnos y profesores en todo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por último, dediqué la tercera y última parte del trabajo a la práctica pedagógica, realizada en el “Agrupamento de Escolas Grão Vasco” en conjunto con la “Universidade da Beira Interior”, donde efectué un abordaje a la escuela y al grupo donde realicé mi práctica. Abordé las clases asistidas a las que fui sujeta, su ejecución, su planificación, así como todo el trabajo desarrollado y todas las formaciones a las que asistí en el año lectivo 2011/2012.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Manso, José Henrique Rodrigues
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.