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Custos adicionais de operação dos veículos devidos aos estado dos pavimentos

Autor(es): Guerra, João Carlos Simão

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/3556

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Sistema rodoviario - Portugal; Rede rodoviária - Custos dos utentes da estrada; Rede rodoviária - Estado do pavimento - Custos dos utentes; Rede rodoviária - Degradação do pavimento - Custos adicionais - Avaliação


Descrição

Com a conjuntura económica muito fragilizada torna-se indispensável aperfeiçoar a estimação de todos os custos relacionados com o sistema rodoviário, incluindo portanto os custos dos utentes das estradas. Estes custos suportados pelos utentes são em geral de difícil quantificação e constituem uma componente muito importante dos custos do sistema rodoviário. Para quantificar os custos dos utentes foi desenvolvido em duas Universidades Portuguesas (Beira Interior e Coimbra), entre 2004 e 2008, um trabalho de doutoramento que resultou na criação de um Modelo de Custos dos Utentes das Estradas com aplicação à rede rodoviária nacional, permitindo a consideração desta componente nas análises de ciclo de vida efectuadas na rede rodoviária portuguesa. Este modelo permite a obtenção de custos médios dos utentes, sendo divididos nas parcelas dos custos de operação dos veículos, do tempo de percurso, dos acidentes e, quando aplicável, de portagem. O trabalho que aqui se apresenta pretende validar um refinamento proposto para o modelo anterior através da inclusão, nos cálculos do modelo, dos custos adicionais de operação dos veículos devidos à evolução no tempo das degradações dos pavimentos rodoviários, ou seja, devido ao estado do pavimento. São analisados e testados diversos modelos e estudos que consideram o estado dos pavimentos como um factor que pode influenciar os custos de operação dos veículos. Entre os modelos e estudos considerados na análise salientam-se a formulação proposta para o Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP) da rede rodoviária portuguesa, o estudo desenvolvido pelo “Transportation Research Board” e pela “American Society for Testing and Materials” (TRB-ASTM), o modelo de custos dos utentes da Junta Autónoma de Estradas (JAE) e o modelo de custos dos utentes do Banco Mundial (HDM-4). O resultado da análise efectuada conduziu à verificação e validação da proposta de formulação considerada. Foi ainda realizada uma aplicação prática desta formulação a uma rede de auto-estradas concessionada, tendo-se obtido resultados que apontam para um custo adicional dos utentes de aproximadamente 3% para estados dos pavimentos que justifiquem operações de intervenção na rede. Este valor pode representar 6% de custo adicional para estados de degradação mais avançados.

With the very fragile economic conjecture it becomes indispensable to estimate accurately all the costs related to the road system, including the road user costs. These costs supported by the users are generally difficult to quantify and constitute an important part of the road system costs. It was developed in two Portuguese Universities (UBI and Coimbra), between 2004 and 2008, a PhD work to quantify the user’s costs that gave origin to the creation of a Model of Road User Costs with application to the national road network, allowing the consideration of this component in the Life-Cycle analysis done in the Portuguese road network. This model allows to obtain average costs of the users, being divided in the parts of the vehicle operating costs, the value of time, the accidents cost and, when applicable, the tolling costs. The work here presented wants to validate a refinement proposed for the previous model through inclusion, in the model’s calculation, in the additional costs of operation in vehicles, due to the evolution on time of the road pavement degradation, that is, due to the pavement condition. Several models and studies are analyses and tested which consider the pavement condition as a factor that can influence the vehicle operating costs. Among the considered models and studies in the analysis, we must distinguish the formulation proposed for the Pavement Management System (SGP) of the Portuguese road network, a study developed by the “Transportation Research Board” and by the “American Society for Testing and Materials (TRB-ASTM), the model JAE user’s costs and the model of the user’s cost of the World Bank (HDM-4). The result of the analysis conducted to the checking and validation of the considered formulation. It was still carried out a practical application of this formulation to a Highway network and the obtained results point out for an additional cost for the users of approximately 3% (per cent) for pavement conditions that justify intervention operations in the network. This value can represent 6% (per cent) of additional cost for more advanced conditions of degradation.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Bertha Maria Batista dos
Contribuidor(es) uBibliorum
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