Autor(es):
Barrento, Marta Joana de Abreu
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/10448
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Marca País; Imagem de destino; Turismo; Marca Portugal; Demarketing; Troiaresort; Country Brand; Destination Image; Tourism; Portugal Brand
Descrição
Mestrado em Ciências Empresariais
Com processo de globalização surgiram novos desafios. No campo do Turismo, é necessária a produção de novos, inovadores e sustentáveis destinos. A escassez de estudos sobre demarketing justifica a necessidade de mais investigação nesta área. Foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu aferir como medidas de demarketing ao nível de empreendimentos turísticos, afetam a perceção da Marca Portugal, tendo como objeto de estudo o Troiaresort. Conclui-se que a construção de um empreendimento turístico, com o objetivo de selecionar consumidores pelo demarketing seletivo, leva a uma perceção negativa da Marca Portugal a nível regional. Nacionalmente, esta perceção mantêm-se.
With the globalization process, emerged new challenges. In the tourism field, is necessary the production of new, innovative and sustainable destinations. The scarcity of studies about demarketing justifies the need for more investigation in this field. It was developed a study case, that allowed the assessment of how demarketing measures, concerning tourist enterprises, affects the perception of Portugal Brand. The study object is Troiaresort. It was concluded that the construction of a tourist enterprise, with the aim of selecting consumers by selective demarketing, leads to a negative perception of Portugal Brand, at a regional level. Nationally, the perception remains.