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Relacionamentos entre concorrentes em rede

Autor(es): Silva, Débora Andreia Ferreira da

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/10539

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Comunidades de prática; Coopetição; Concorrentes; Conhecimento Organizacional; Redes de Negócios; Communities of Practice; Coopetition; Competitors; Organizational Knowledge; Business Networks


Descrição

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Os relacionamentos entre empresas constituem um importante mecanismo de acesso e desenvolvimento de recursos. A sua existência baseia-se na noção de que cada empresa existe inserida numa rede de relacionamentos conectados. Em geral, na literatura sobre redes, tem sido dada uma grande ênfase ao estudo dos relacionamentos fornecedor-cliente. Um número relativamente menor de estudos tem focado os relacionamentos entre concorrentes, em particular, aquilo que alguns autores designam por relacionamentos coopetitivos. A emergência destes relacionamentos é essencialmente vista como resultante de ações deliberadas pela gestão de topo das empresas envolvidas. Em contraste com esta perspetiva e recorrendo à noção de comunidades de prática, sugere-se que a coopetição, na sua dimensão cooperativa, pode envolver relacionamentos de caráter informal desenvolvidos entre profissionais de empresas concorrentes no contexto de comunidades de prática. Através de um estudo de caso, demonstra-se a sua relevância em termos de partilha de conhecimento entre profissionais de empresas concorrentes e, em última análise, a sua tradução num melhor desempenho para as empresas clientes. O estudo permite concluir que a noção de coopetição deve ser ampliada para incluir a emergência e operação de comunidades de prática envolvendo a cooperação informal entre profissionais de empresas concorrentes.

Relationships between firms are an important mechanism for accessing and developing resources. Its existence is based on the notion that every business is inserted in a network of connected relationships. In general, in the literature on networks, has been given a great emphasis on the study of supplier-customer relationships. A relatively small number of studies have focused on the relationships between competitors, in particular, what some authors call coopetitive relationships. The emergence of these relationships has essentially been seen as a result of deliberate actions by top management of the companies involved. In contrast to this perspective and using the concept of communities of practice, it is suggested that the coopetition in its cooperative dimension may involve informal relationships developed between professionals of competing firms in the context of communities of practice. Through a case study, we demonstrate its relevance in terms of knowledge sharing between professionals from competing firms and, ultimately, its translation in better performance for business customers. The study shows that the concept of coopetition should be expanded to include the emergence and operation of communities of practice involving informal cooperation between professionals from competing companies.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mota, João
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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