Autor(es):
Martins, Telma Cristina Gomes
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/10689
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Sector Hoteleiro; Web 2.0; eWOM; Revisões Online; Motivações; TripAdvisor; Hotel industry; Online Reviews; Motivations
Descrição
Mestrado em Marketing
Com a generalização da utilização da Internet, os consumidores ganharam uma nova influência já que podem, mais facilmente e de forma pública, partilhar as suas experiências e expressar as suas opiniões sobre produtos e serviços que experimentaram. Consequentemente, o Electronic Word of Mouth (eWOM) tem vindo a ganhar um poder crescente na decisão de compra dos consumidores. Por esse motivo, a presente dissertação tem como objetivo o conhecimento das motivações dos consumidores portugueses para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor - um dos maiores sites de viagens, a nível mundial. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online que foi divulgado através do Facebook e por correio eletrónico. Os resultados demonstram que as principais motivações para a realização de comentários online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor estão diretamente relacionadas com experiências positivas ("Colaboração com Empresas") e experiências negativas ("Preocupações Sociais"). Entre as principais razões para não realizar revisões online estão o esquecimento, falta de interesse e falta de tempo. No que diz respeito ao contributo das revisões online na decisão final de compra, o presente estudo conclui que as revisões online são a segunda fonte de informação mais importante. A maioria dos inquiridos lê as opiniões que são escritas por outros consumidores e acredita que estas opiniões ajudam-nos a tomar uma decisão.
With Internet use generalization, consumers have won a new influence as they can, more easily and publicly, share their experiences and express their opinions about products and services they have used. Hence, Electronic Word of Mouth (eWOM) has been increasingly winning weight on consumers' buying decision. For this reason, the goal of this dissertation is to build a clear understanding of the Portuguese consumers' motivations behind online hotel reviews on TripAdvisor - one of the biggest worldwide travelling websites - and data collection has been completed through an online questionnaire disclosed through Facebook and email. Results have shown that key motivations for online hotel reviews on TripAdvisor are directly correlated with positive experiences ("Helping the Company") and negative experiences ("Social Concerns"). Amongst the main reasons for not sharing online reviews are oblivion, lack of interest and lack of time. Concerning online reviews' contribution over final purchase, this study concludes that online reviews are the second most important information source. Most respondents read other users' opinions and believe this will help making the right decision.