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Gestão de identidades corporativas numa empresa de telecomunicações

Autor(es): Marques, Bruno Manuel Rosas

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/10972

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Action Research; Gestão de Identidades Corporativas; Provisão de Acessos; Segurança; Identity and Access Management; Access Provisioning; Security


Descrição

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação

A Gestão de Identidades Corporativas (identificada na literatura como Identity and Access Management ou pelas siglas IAM, I&AM ou ainda IdM) é, para muitas empresas, um tema difícil de endereçar devido à complexidade dos seus múltiplos sistemas de informação. Muitas vezes colocam-se questões relativas às funções de negócio que cada colaborador executa na organização, acerca de quais os acessos e permissões a sistemas de que realmente necessita para o seu trabalho e quais as permissões que atualmente possui. Dar uma resposta precisa a estas questões num determinado instante do tempo é muitas vezes impossível, devido à mobilidade entre empresas, à rotatividade dos colaboradores e à própria evolução temporal dos sistemas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de IAM numa grande empresa de Telecomunicações, designado por GIU - Gestão Integrada de Utilizadores, no qual o autor desempenhou o papel de investigador utilizando a metodologia de Action Research. O objetivo da investigação consistiu em, para além de colaborar na implementação do projeto, refletir sobre os aspetos positivos e negativos das decisões tomadas e produzir um conjunto de fatores críticos de sucesso e boas práticas para a implementação de projetos deste tipo. Além disto, procura-se ainda indicar caminhos futuros para a melhoria da plataforma, em interligação com a área de Qualidade de Dados, que permitam que o GIU seja uma fonte de verdade ainda mais credível no que diz respeito à informação de utilizadores e perfis que reside em cada um dos seus sistemas-alvo.

Corporate Identity Management (identified in the literature as Identity and Access Management or the acronyms IAM, I&AM or IdM) is, for a fair amount of companies, a hard issue to address due to the complexity and diversity of their information systems. Questions often arise about which business roles are performed by the organization's employees, what permissions they truly require in order to perform their jobs, and what permissions are currently assigned to them. A precise answer to these questions is often impossible to obtain for several reasons, such as, employee turnover, software integration issues and the rapid evolution of corporate systems. This work presents the development of an IAM project named GIU. The project is currently taking place in a large telecommunications company, in which the author played the researcher role using the Action Research methodology. During a direct collaboration in the implementation process, several observations on the positive and negative aspects of project decisions were made, in an effort to provide a set of critical success factors and best practices for the implementation of future projects of the same kind. Moreover, future additions to the platform are recommended, such as connecting it with Data Quality tools, an improvement that would allow GIU to be an even more reliable source of truth concerning the permissions currently provisioned in each of the enterprise systems.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lucas, Ana
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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