Detalhes do Documento

O design prêt-à-porter da revista de moda

Autor(es): Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/11322

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Design editorial; Moda; Revista de moda; Design de comunicação; Dimensão sensorial; Fashion; Fashion magazine; Graphic design; Sensorial dimension


Descrição

Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

A revista de moda é um forte veículo de comunicação desta indústria tão presente na nossa sociedade contemporânea. Mais do que um simples retrato do que se faz nesta indústria, este objecto de comunicação cons- titui-se numa ligação multidirecional e privilegiada entre os produtores e os consumidores de moda, e está de tal forma incorporada no sistema desta indústria na actualidade, que dele não pode ser dissociada. A presente investigação procurou um novo enfoque sobre a revista de moda como objecto de comunicação, e foi direcionada para o estudo das relações entre as dinâmicas internas da indústria da moda e o design editorial. Por meio de uma extensa revisão literária procurou-se perce- ber quais são características próprias da indústria de moda – tais como a sazonalidade e a distinção social – e como a moda funciona enquanto um sistema de comunicação. Procurou-se também perceber se estas dinâ- micas da moda se manifestam através do design de comunicação apli- cado ao objecto “revista de moda”, e se o fazem, como. Através da utilização de uma metodologia baseada em estudo de casos, procedeu-se a uma análise formal do design de três revistas de moda existentes no mercado português escolhidas segundo a sua represen- tatividade e de acordo com as condicionantes de recursos disponíveis para esta investigação, abrangendo um período de 5 anos através de uma amostra simples. A partir desta investigação activa, foi possível elabo- rar uma análise focada no relacionamento entre as dinâmicas da moda identificadas através da revisão literária e os conceitos formais do design editorial. Concluiu-se, através da análise efectuada, que são poucas as manifes- tações das dinâmicas típicas desta indústria tão inovadora e activa iden- tificáveis através do design editorial das revistas estudadas, e que é negli- genciado uma grande parte do potencial comunicativo do universo da moda. Tal facto torna os diversos objectos ”revista de moda” em objec- tos de comunicação muito semelhantes entre si. Pôde-se então elaborar um conjunto de recomendações que espera-se contribuir para um maior aprofundamento da comunicação efectuada através do objecto “revista de moda”.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Godoi, Gabriel Andrade
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.