Detalhes do Documento

Plano de Marketing Living-Wine

Autor(es): Teixeira, Luís Guilherme Jacinto

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/11393

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): plano de marketing; gourmet; action research; retalho; marketing plan; retail


Descrição

O presente trabalho tem como objectivo efectuar um plano de marketing para a loja gourmet Living-Wine. O principal motivo para a realização deste plano prende-se com um grande desafio: como poderá uma loja gourmet aumentar as vendas, quota de mercado e notoriedade, face ao actual cenário económico e à queda do poder de compra dos consumidores e ao provável aparecimento de novos concorrentes? A Living-Wine começou a sua actividade no mercado de retalho alimentar gourmet, no centro comercial Roma, localizado na Av.Roma em Lisboa. Actualmente, verifica-se a necessidade de aumentar as vendas e dimunuir o efeito de sazonalidade que se faz sentir neste negócio. Por isso, a realização de um plano de marketing analisará a actual performance, identificando as áreas em que a empresa poderá melhorar as suas competências e optimizar o portfolio de produtos, de forma a aumentar as suas vendas. O plano de marketing seguirá os moldes de uma action research, pois dessa forma o investigador envolver-se-á aprofundamente no estudo. Obter-se-ão ainda informações detalhadas através de questionários aos clientes, proprietárias e colaboradores. Para a realização do plano, foram considerados: o clima económico; as características da concorrência; perspectivas de comportamento de consumidor e a sua percepção aquando da compra; segmentação; e marketing-mix. Seguindo estas etapas, foi possível definir uma estratégia de marketing com acções detalhadas para a optimização dos actuais e sugestão de novos recursos da Living-Wine. Este plano terá início no mês de Novembro de 2013 afim de potenciar as vendas de Dezembro, o mês de maior venda.

The aim of this work is to do a marketing plan for a gourmet store-Living Wine. The main reason for carrying out this plan is related to the following challenge: how can we improve the store performance by increasing the market share, notoriety and sales, in the actual economical panorama verified in Portugal? Living-Wine started its activity in the retail gourmet food market in a shopping center located in Av.Roma, Lisbon without any kind of planning. Currently, there is a need to increase sales and decrease the seasonal effect on this business. Therefore, conducting a marketing plan will analyze the current performance, identifying areas where the company can improve its performance, offering new products according to customers? needs and thus increase sales. The marketing plan will follow an action research method, since this best option to the researcher get involved in the study. Further detailed information will be given by questionnaires to customers, owners and employees. In order to create and ensure the implementation of this plan, some conditions were taken into consideration: the Portuguese economical panorama; the competitors characteristics; the consumer behavior prospects and perception while buying; segmentation; and marketing mix. By following these steps was possible to define a marketing strategy with detailed actions for the optimization of existing resources, and also new ones. This plan will begin in November of 2013 in order to boost sales in December, the month of higher sales.

Mestrado em Marketing

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Baptista, Maria Cristina Pinto
Contribuidor(es) Teixeira, Luís Guilherme Jacinto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.