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Gestão de talentos – como atrair e reter talentos em PMEs?

Autor(es): Pinheiro, Sara Patrícia Jesus Correia

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/11473

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Talentos; Gestão de talentos; Atracção de talentos; Retenção de talentos; PMEs; Talent; Talent management; Talent attraction; Talent retention; SMEs.


Descrição

Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Num tecido empresarial composto essencialmente por PMEs, como é o caso do mercado português, a atracção e retenção de talentos é uma necessidade emergente. As organizações devem portanto ter a capacidade de desenvolver estratégias de atracção e de retenção de talentos de forma a conseguirem distinguirem-se da concorrência e ganharem vantagem competitiva. Desta forma, o estudo tem como objectivo analisar a gestão de talentos em PMEs - como atraem e retêm os talentos. Foram estudadas 8 organizações na área da consultoria de recursos humanos. Utilizando os designs da Grounded Theory, emergiu um modelo que explica as principais estratégias de atracção e de retenção de talentos por parte das organizações. Através deste modelo foi possível verificar que as estratégias de atracção desenhadas pelas organizações baseiam-se no desenvolvimento de um processo de recrutamento, colocando anúncios em sites de emprego ou procurando candidatos através do linkedin de forma a dar a conhecer a organização e de forma a atrair os talentos disponíveis no mercado. No momento da atracção, as organizações ressalvaram a importância do Employer Branding. Foi também possível verificar que as organizações têm uma maior preocupação com o desenvolvimento de estratégias de retenção do que de atracção e que as suas principais estratégias estão relacionadas com a aplicação de um modelo de avaliação de desempenho, com o acompanhamento do trabalho dos colaboradores assente em feedback regular e sistémico e atribuição de benefícios salariais aos colaboradores.

In a business structure consisting mainly by “SME’s”, such as Portuguese market, the attraction and retention of talents is an emerging need. Therefore, organizations must be able to develop strategies for attracting and retaining talents in order to distinguish themselves from the completion and gain competitive advantage. The study focuses on analyzing talent management in “SME’s - how to attract and retain talents. 8 organizations in the field of human resources consultancy were studied. Using the designs of Grounded Theory, emerged a model that explains the main attraction and retention talent strategies used by the organizations. Through this model it is possible to observe that the attraction strategies developed by the organizations are based in developing a recruitment process by placing ads on job sites or looking for candidates through linkedin to expose the organization and to attract the talents available in the market. Upon appeal, the organizations mentioned the importance of Employer Branding. It was also possible to verify that the organizations have a greater concern with the development of retention strategies in comparison with attraction strategies. Their main strategies for the retention of the employees are based on the application of a performance evaluation model to monitor the work of the established employees with a regular and systematic feedback and assignment of wage benefits.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Palma, Patrícia Jardim da
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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