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Conceptualização de um projecto urbano

Autor(es): Rodrigues, João André Preza Vieira

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/11552

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Projeto urbano; Espaço urbano; Continuidade urbana; Nova centralidade; Infraestruturas; Urban project; Urban continuit; New centrality; Infrastructures


Descrição

Dissertação apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura, para obtenção do Grau de Mestre em Arquitetura.

"Criação de um ambiente mais propício à vida e intencionalidade estética são os caracteres estáveis da arquitectura; estes aspectos sobressaem em qualquer pesquisa positiva e iluminam a cidade como criação humana. Mas para dar forma concreta à sociedade, e sendo intimamente congénita com esta e com a natureza, a arquitectura é diferente, de modo original, de qualquer outra arte ou ciência." (ROSSI, Aldo. A Arquitectura da Cidade, p.31). Conceptualização de um Projecto Urbano é o mote para o projecto final de mestrado. Situa-se especificamente a matéria-estudo no território da arquitectura. Tem como objectivo criar condições para a proposição de uma nova centralidade, através do re-desenho urbano, requalificando um trecho da cidade, dotando-a de identidade própria, ultrapassando e resolvendo a descontinuidade dos tecidos urbanos, como lugar de vivência e carácter próprios. A metodologia adoptada recorre por excelência ao percurso da história urbana, à compreensão do discurso dos factos urbanos e os respectivos tempos de construção, como a complexa infra-estrutura viária e ferroviária e a estrutura hidrográfica, entendendo as permanências enquanto elementos estruturantes ou seja, elementos primários geradores da estrutura portante. Após a constituição do quadro de referência teórica desenvolve-se uma etapa centrada no desenho urbano e na proposição de uma estratégia funcional para a área-estudo, que culmina na terceira e ultima etapa, o desenho de uma Estação Intermodal para Alcântara. Através desta pretende concluir-se um percurso, que começa com a escala territorial e acaba na escala do edifício, orientado por temáticas comuns como a mobilidade urbana e a importância da continuidade entre tecidos heterogéneos na cidade policêntrica contemporânea.

ABSTRACT: "The brief of this project is to develop an urban void close to Alto de Santo Amaro neighborhood that is nowadays a gap in the urban structure of this area. It is based on a master plan for the naturalization of Rio Seco and creation of an urban park along the line from Monsanto to the river."(ROSSI, Aldo. A Arquitectura da Cidade, p.31). The main urban intention when designing this Park is to create a new centrality and to consolidate the neighborhoods around it. Having the river as the main scenery, the several neighborhoods that were created in the sloped topography of Lisbon have some specific characteristics that were essential to understand what to do in the urban proposal that is explained in this essay. The development of models and the analysis of case studies were the base of the several scales of the design process. The slope were the urban proposal is develop creates a direct relation between the park and the activities of the neighborhood because the new blocks are connected to the structure of Alto de Santo Amaro. It is also essential to link the hill of Alto de Santo Amaro and Rua da Junqueira, closer to the riverfront. The house types created are based on the idea of tension between the interior and the exterior caused by the panoramic views of Lisbon and the river we can get from this sight.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Morais, João Gabriel Viana de Sousa
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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