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De mãos dadas com a escola:a participação dos encarregados de educação do 2.º ciclo da Escola EB 2,3 Barbosa du Bocage

Autor(es): Cavaleiro, Elisabete Maria Martins

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/11612

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Relação escola família; Políticas públicas educativas; Participação e envolvimento parental; Sociologia da educação; School family relationships; Public policy education; Participation and parental involvement; Sociology of education


Descrição

Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais na especialidade de Sociologia

A presente dissertação versa sobre a participação dos pais na escola pública portuguesa, com o objetivo de conhecer os papéis, o envolvimento e as relações de poder estabelecidas entre pais e professores do 2.º ciclo. A metodologia da investigação foi a técnica de inquérito por questionário e entrevista, aplicada aos pais e professores da amostra, por forma a verificar pontos convergentes e divergentes na temática em estudo. Procedeu-se à análise de conteúdo dos principais documentos da legislação educativa nacional do pós 25 de abril de 1974 até 2008.Foi feita revisão bibliográfica dos conceitos em estudo e considerados alguns estudos sobre a temática. O estudo revelou que os professores reconhecem as áreas de intervenção lúdica e educacional como privilegiadas à participação dos pais. Enquanto que a participação nas penas disciplinares dos alunos e na avaliação de professores são áreas em que ambos divergem de opinião. Os pais da amostra revelaram-se disponíveis para uma maior participação no funcionamento da escola e percurso escolar dos filhos, embora os docentes limitem a participação parental. Os resultados encontrados poderão contribuir para que se encontrem novos caminhos em que os pais se tornem parceiros da escola, enquanto membros da comunidade educativa com interesses e responsabilidade partilhados.

This study investigated parent-school relationships in the public Portuguese school, in order to research the involvement, engagement and power relationships between parents and teachers from a 2nd cycle Basic school. Teachers and parents from a public school responded to questionnaires and interviews which made possible to compare and contrast their views about the topic under study. This thesis reviews some of the national education law from the 25th April 1974 to 2008, in the light of parents’ rights and duties. It also reviews the literature on the concepts in study and some previous studies. The results show that teachers recognize the importance of parents’ involvement in ludic and educational issues, students ‘academic achievement and misbehaviour. Perspectives between parents and teachers diverge in what concerns teachers’ evaluation and students’ misbehaviour sanctions. Analyses also revealed that parents are available to become more engaged and involved in school, although teachers tend to limit parents’ involvement. These findings may contribute to find new ways to improve parental involvement and build stronger school-parents’ partnerships. Schools need to work to encourage parents to be involved and to make them feel welcomed, as members of the school community with shared interests and responsibilities.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinto, Paula
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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