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Modelo de competências no contexto da escola pública portuguesa : análise da função do diretor

Autor(es): Ramos, Luís Nuno Gama Lobo das Neves

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/11911

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Competências; Modelos de Competências; Gestão estratégica; Eficácia; Escola Pública; SERVQUAL; Competences; Competence Models; Strategic Management; Efficacy; Public Schools


Descrição

Mestrado em Ciências Empresariais

A identificação de Competências e a sua gestão têm vindo a assumir um papel relevante no pensamento sobre a ação estratégica das organizações. Nesse enquadramento, como fator decisivo para a Eficácia, a função dos gestores de topo tem suscitado particular interesse. No universo das organizações, o sistema educativo ou a Escola, orientada pela sua missão e pressionada pelo aumento de solicitações e necessidade de otimização de recursos, não pode ser estranha a esse pensamento. Na Escola a função do gestor de topo é assumida pelo seu órgão executivo, o Diretor. Estão a função e o desempenho dos diretores das escolas alicerçados num modelo de competências? A presente dissertação pretende lançar um olhar sobre a gestão das escolas identificando o modelo de competências necessário para depois o confrontar com eventuais lacunas existentes na realidade concreta das instituições. Para realizar o estudo debruça-se sobre uma parcela específica do sistema de ensino (os agrupamentos escolares do município da Amadora) inquirindo os seus primeiros responsáveis. A metodologia seguida utiliza uma ferramenta baseada no modelo SERVQUAL. O estudo conclui que o modelo de competências existe e o desempenho efetivo dos diretores é realizado com base nesse modelo.

Competences' management and their identification have been assuming a relevant role on the strategic organizational thinking. In this framework, and of particular interest, is the top management's actions decisive role on Efficacy. In the organizational universe, the educational system (i.e. the School) must be part of this thinking either because of its own mission, the pressing demand effects or the need for optimizing resources. The school's principal assumes the school's executive body. He embodies a top management role. Are this role and the school's principals' performance grounded on a competences based model? This dissertation aims to analyze the school's management by identifying the proper model of Competences, which will also be tested with potential institutional gaps. This study draws on a particular sector of the educational system, namely Amadora's municipality grouping of schools. The methodological main instrument is the SERVQUAL model, used to interview Amadora's schools key actors. The study concludes that the competences based model exists and the principals' effective performance builds on it.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, José Dias
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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