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Retro-revolution : a relação entre o público jovem e os produtos retro

Autor(es): Santos, Ana Carolina Batista Vicente Pereira dos

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/12862

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): retro-marketing; produtos retro; comportamento do consumidor; motivações; intenção de compra; jovens; retro products; consumer behavior; motivation; purchase intention; young people


Descrição

Mestrado em Marketing

Os produtos retro, com estéticas e caraterísticas aparentemente ultrapassadas, estão cada vez mais presentes no mercado contemporâneo. Parece não existir limite para esta tendência que afeta desde automóveis a eletrodomésticos, vestuário, produtos alimentares, entre outros. O objetivo desta investigação é estudar o comportamento dos jovens enquanto potenciais consumidores de produtos retro, clarificando se o público jovem tem intenção de adquirir este tipo de produtos e quais os motivos que influenciam essa intenção de compra. Considera-se pertinente esta população alvo pelo facto de estar particularmente disponível para efetuar consumos específicos e diferenciados. A investigação foi realizada adotando uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência, através de um questionário online administrado aos jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, residentes em Portugal e Espanha. Em termos de conclusões, verifica-se que os jovens têm intenção de comprar produtos retro. Através da realização de uma regressão linear múltipla, evidencia-se que a familiaridade e o anseio pelo passado são fatores motivacionais que influenciam positivamente esta intenção de compra, verificando-se diferenças entre a nacionalidade portuguesa e a nacionalidade espanhola. Demostra-se ainda que não existem diferenças assinaláveis nas respostas por sexo e rendimento, mas que em termos de nacionalidade os portugueses apresentam maior intenção de compra. A presente dissertação é um contributo tanto a nível académico, melhorando o conhecimento sobre comportamento do consumidor associado aos produtos retro, como a nível empresarial, fornecendo informações relevantes que permitem que os marketers desenvolvam produtos e mensagens de comunicação mais adequadas, de forma a estimular o público jovem.

Retro products, with outdated aesthetics and characteristics, are more and more present in the contemporary market. There seems to be no limit to this trend, which affects cars, clothing, food products, among others. The aim of this research is to study the behavior of young people as potential consumers of retro products, clarifying if those have the intention to acquire this type of products and which are the motives that influence such purchasing intention. This target population is considered appropriated, since it is particularly available to consume in a specific and differentiated way. The investigation was carried out adopting a quantitative approach and convenience sampling, using an online questionnaire provided to young people with ages between 18 and 30 years, living in Portugal and Spain. As conclusions, one can verify that young people have the intention to buy retro products. It is emphasized, through a multiple linear regression, that familiarity and yearning for the past are motivational factors which positively influence that purchase intention, with differences between Portuguese and Spanish nationalities. It is further demonstrated that there are no considerable differences in responses by gender and income, but in terms of nationality one can verify that Portuguese individuals present a higher purchase intention. The present dissertation is a contribute both at an academic level, improving the knowledge on consumer behavior associated with retro products, and at a company level, providing relevant information that allow marketers to develop more adequate communication products and messages, in order to stimulate the young people.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Helena
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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