Detalhes do Documento

Intervenção psicomotora na CERCICA, CerMov

Autor(es): Gonçalves, Beatriz Guerra Tanora

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14069

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; Perturbação do Espetro do Autismo; Intervenção Psicomotora; CERCICA-CerMov; Prática de Estágio; Intervenção em Meio Aquático; Apoios; Comportamento Adaptativo; Funcionalidade; Autonomia; Qualidade de Vida; Intellectual and Development Disabilitie; Autism Spectrum Disorder; Psychomotor Intervention; CERCICA-CerMov; Internship Practice; Aquatic Therapy; Supports; Adaptive Behavior; Independent Functioning; Quality of Life; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Descrição

O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido ao longo da prática de estágio curricular, inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do 2º ano de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, com pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) em contexto institucional. A intervenção psicomotora teve lugar na CERCICA, nomeadamente no Núcleo Terapêutico e de Atividade Motora - CerMov, com duração de 9 meses, destinando-se a crianças, jovens e adultos em múltiplos contextos. A intervenção psicomotora, individual e em grupo, através da experiência motora, sensorial, afetiva e social, procurou maximizar o potencial adaptativo dos clientes promovendo a sua funcionalidade, autonomia e qualidade de vida. A exposição escrita encontra-se dividida em três partes: numa primeira parte referente ao contexto institucional, caracterização da população-alvo e os fundamentos teóricos da intervenção psicomotora; numa segunda parte relativa à componente prática do estágio, com a explicação de todo o processo de intervenção: contextos, caracterização e análise dos estudos de caso e outras atividades desenvolvidas em paralelo; e a terceira parte referente ao projeto de investigação, desenvolvido e aplicado ao longo do estágio curricular. Por último, é realizada uma reflexão final sobre a experiência de formação.

The current report reflects the work developed during the curricular internship of the 2nd year of Psychomotor Therapy Master Degree, focused in the intervention with persons with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD). All internship took place in CERCICA institution, specifically in Núcleo Terapêutico e de Atividade Motora - CerMov, during 9 months, targeting children, youth and adults in a diversity of settings. Individual and group psychomotor intervention, through motor, sensory, affective and social experience of the person with disabilities, aims to maximize their adaptive behavior, promoting their independent functioning, autonomy and quality of life. This report is divided into three parts: the first one, concerns the institutional description, the characterization of the population supported and the general concepts of the psychomotor intervention; the second one, is related to the practical component of the internship, explaining the whole intervention process, settings, as well the cases-study and other activities developed; and the third one related to the research project, developed and applied throughout the internship. Lastly, there is a final reflection about the all internship experience.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.