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Blogs de nutricionistas : a perceção da credibilidade e a sua influência nas intenções comportamentais do consumidor

Autor(es): Fernandes, Vera Sofia Gaspar

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14556

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): credibilidade da fonte; credibilidade da mensagem; confiança online; intenção comportamental; source credibility; message credibility; online trust; behavioral intention


Descrição

Mestrado em Marketing

O número de blogs escritos por nutricionistas tem vindo a aumentar. Face à atual importância dos blogs (já fazem parte do processo de tomada de decisão do consumidor), as empresas beneficiarão ao integrar estratégias de marketing digital concordantes com esta realidade para a comunicação dos produtos/marcas. Este estudo pretende compreender a influência da perceção da credibilidade de blogs escritos por nutricionistas na confiança e, desta, nas intenções comportamentais dos consumidores. Esta investigação teve por base um estudo quantitativo com amostragem por conveniência, com 335 respostas válidas obtidas através de inquérito por questionário estruturado, autoadministrado e mediado pela internet. Os resultados obtidos indicam que a credibilidade e a credibilidade da mensagem se relacionam positivamente com a confiança e, adicionalmente, que a confiança se relaciona positivamente com a intenção comportamental, sobretudo, de passar-a-palavra. A credibilidade da fonte não se encontra relacionada de forma estatisticamente significativa com a confiança. São apresentados argumentos justificativos, nomeadamente, a importância da influência da credibilidade da fonte sob a credibilidade da mensagem, bem como o decréscimo da importância da autoridade da fonte na avaliação da credibilidade. As conclusões contribuem para evidenciar que recorrer ao uso de blogs escritos por nutricionistas para influenciar a intenção comportamental do consumidor, poderá ser uma ferramenta de marketing de sucesso em áreas de negócio relacionadas com nutrição e alimentação saudável (negócios em crescente expansão a nível nacional e internacional) pela credibilidade associada à sua mensagem que transmite a confiança que será cada vez mais determinante nas interações do consumidor com as empresas.

Blogs written by nutritionists are increasing. Facing the current value of blogs, that already make part of the consumer decision-making process, companies will gain if digital marketing strategies consistent with this reality are integrated in the product/brand communication. The purpose of this study is to understand the influence of credibility perception from blogs written by nutritionists in trust and, from trust, in behavioural intentions. This study was based in a quantitative study and a convenience sampling, with 335 valid responses through an inquiry by a questionnaire structured, self-administered by the inquiries and internet mediated. The results, obtained from a multivariate data analysis, indicate that the credibility and the message credibility are positively related and, additionally, that trust is positively related with behavioural intention, mainly, word-of-mouth. Source credibility is not statistically related with trust. Arguments are presented to justify it, namely, the important source credibility influence on the message credibility, and also the importance decrease of source authority in credibility evaluation. The conclusions contribute to make evident that the use of blogs written by nutritionists to influence consumer behavioural intentions, could be a successful marketing tool in business areas of nutrition and healthy food related (a growing business at a national and international level) by the credibility of their message that transmits trust that will be more and more determinant in consumer-company interactions.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Afonso, Carolina
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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