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Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.com

Autor(es): Sabino, Patrícia Alexandra da Silva

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14582

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): reviews; aplicação móvel; ranking do alojamento; benefício percebido; risco percebido; confiança; intenção de reserva de alojamento; accommodation ranking; intention; perceived benefit; perceived risk; trust; intention to book a hotel


Descrição

Com a Web 2.0 o setor do turismo enfrenta novos desafios. O UGC e as reviews de outros viajantes ganham cada vez mais relevância no momento de decisão. Considerando que a pesquisa e reserva de alojamento e o uso de dispositivos mobile e aplicações móveis tem vindo a crescer, a presente investigação visa compreender o que influencia a intenção de reserva de alojamento através destas. Assim, pretende-se perceber, através das rotas central e periférica, como os indivíduos avaliam as reviews, o impacto na adoção de informação e a consequente influência desta na intenção de reserva através da aplicação móvel. Visa-se ainda compreender a influência da confiança, benefício e dos risco percebidos na referida intenção. Depois de analisados os dados resultantes do questionário concluiu-se que a adoção de informação é influenciada positivamente pela qualidade de informação e pelo ranking do alojamento, sendo que este último tem uma maior influência. Comprovou-se ainda a relação positiva entre a adoção de informação e a intenção de reserva de alojamento através de uma aplicação móvel de alojamento. Sendo igualmente influenciada pelo benefício percebido na aplicação de forma positiva e pelo risco percebido de forma negativa. Os resultados deste estudo trazem contributos a nível académico, pela relação estabelecida entre dois fenómenos - UGC e reserva de alojamento. Esta investigação mostrou que na consulta de reviews os utilizadores dão maior atenção ao ranking do alojamento, dão importância aos benefícios como a conveniência e a poupança de tempo e têm em consideração o risco que percecionam.

With Web 2. 0 the tourism sector faces new challenges. Considering that UGC and the reviews of other travelers are gaining more relevance in the decision moment. In the research and reservation of accommodation the use of mobile devices and mobile apps has been growing and this study aims to understand what influence the hotel reservation intention through these. Considering it the goal is to understand, through the persuasion routes, how individuals evaluate reviews, the impact on the information adoption and how this influences the intention to make a reservation. The final goal is to understand the influence that trust, the perceived benefit and the perceived risk have on the refered intention. After the data analysis it was possible to conclude that the adoption of information is positively influenced by the quality of information and by the ranking of the accommodation. Additionally, it's proved the positive relationship between the information adoption and the intention to use the mobile app for the accommodation reservation. This intention is also positively influenced by perceived benefits of the app and negatively by the perceived risk. The results of this study have an academic contribute because they establish a link between two phenomena - UGC and accommodation reservation. This investigation shows that when travelers read reviews of others they pay more attention to the ranking of the accommodation and they give importance to the benefits, such as convenience and time saving, and to the perceived risk regarding the app.

Mestrado em Marketing

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Afonso, Carolina
Contribuidor(es) Sabino, Patrícia Alexandra da Silva
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