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Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal

Autor(es): Bonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14628

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Intenção de retorno; Intenção de recomendar; Imagem do destino; Memória; Apego ao lugar; Pleasant arousal; Turismo; Portugal; Intention to revisit; Intention to recommend; Destination image; Memory; Place attachment; Tourism


Descrição

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um conjunto de antecedentes (imagem do destino, apego ao lugar, memória positiva, pleasant arousal) na intenção de retorno e na de recomendar dos turistas relativamente a Portugal. Para testar o modelo proposto foi desenvolvido um questionário direcionado a turistas que estavam a usufruir da sua viagem em Portugal, sendo o mesmo aplicado face a face. No total obtiveram-se 136 respostas. Os resultados do estudo mostram que a imagen cognitiva e imagem afetiva têm um efeito positivo na imagem geral do destino, e a imagem cognitiva também influencia positivamente a imagem afetiva. Para além disso, a imagem geral do destino tem impacto positivo na intenção de recomendar. O apego ao lugar tem um efeito positivo apenas na intenção de retorno e a memória positiva tem impacto positivo tanto na intenção de retorno como na intenção de recomendar. A variável pleasant arousal não apresenta efeito significativo nas intenções de retorno e de recomendar.

This final master's work intends to evaluate the effect of some antecedents (destination image, place attachment, positive memory, pleasant arousal) on the intentions to revisit and to recommend Portugal by tourists. To test this model, a questionnaire directed to tourists that were in Portugal was developed and it was conducted face to face. In total, 136 answers were obtained. The results show that the cognitive image and the affective image have a positive effect on overall destination image, and the cognitive image influences positively affective image. Moreover, the overall image has a positive effect on intention to recommend. Place attachment has a positive effect only on the intentions do return and positive memory has a positive effect on both intentions to return and to recommend. The variable pleasant arousal has no significant effect on both intentions to return and to recommend.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Graça Miranda
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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