Detalhes do Documento

Sistema controlo gestão de uma unidade hoteleira

Autor(es): Rodrigues, João Filipe Pereira

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14731

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Turismo Rural; Hotelaria; Sistema Controlo Gestão; Key Performance Indicators; Rural Tourism; Hospitality; Management Control System


Descrição

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

O Turismo e Hotelaria são atividades estratégicas para o desenvolvimento económico e social do país, sendo catalisadores de investimento passíveis de atenuar assimetrias regionais/rurais. Neste sentido, o presente projeto propõe o desenho de um Sistema de Controlo de Gestão (SCG) para a Quinta do Pinheiro Velho, uma unidade hoteleira rural com restauração, espaço para eventos e estruturas desportivas. Dado o reconhecimento da necessidade de controlo do negócio, com o sistema proposto prevê-se a conceção e implementação de ferramentas de controlo estratégico e operacional de suporte à tomada de decisão e acompanhamento da evolução da empresa. Para a implementação do referido SCG, será necessário um levantamento do posicionamento estratégico da empresa e do reconhecimento dos principais Key Performance Indicators (KPI's) da empresa. A partir destes, ferramentas de controlo serão desenvolvidas para acompanhamento das principais unidades de negócio da empresa.

The Tourism and Hospitality sector are strategic activities for the portuguese economic and social development, being caters of investments which might attenuate regional/rural asymmetries. The present project proposes the design of a Management Control System (MCS) for Quinta do Pinheiro Velho, a rural hotel with restaurant, event spaces and sports facilities. Given the recognition of the need to control the business' daily operations, the proposed system predicts the design and implementation of strategic and operational control tools to support decision-making and follow-up of the company's evolution. For the implementation of the mentioned MCS, a survey of the company's strategic positioning and recognition of the Key Performance Indicators (KPI's) of the company will be necessary. From these, control tools will be developed to follow the main business units of the company.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Alcino
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados