Detalhes do Documento

Plano de marketing para a empresa de rent-a-car “Auto Turística Picoense”

Autor(es): Simas, Pedro Manuel Jacinto e

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14928

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Plano de Marketing; Marketing de Serviços; Marketing Relacional; Marketing Plan; Marketing Services; Relationship Marketing


Descrição

Mestrado em Marketing

O seguinte Trabalho Final de Mestrado tem como principal propósito o desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa Auto Turística Picoense, uma empresa de rent-a-car fundada em 1978 e conta com trinta e nove anos de atividade na ilha do Pico nos Açores. Nos últimos anos tem enfrentado problemas relacionados com o baixo valor do volume de vendas. Com objetivo de aumentar o volume de vendas foi estudado o que os clientes valorizam na atividade da empresa, o que determina as suas escolhas e também como criar relações com clientes e aprofundá-las. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a metodologia de action research para existir uma proximidade entre a empresa e o estudo durante a sua realização juntamente com a aplicação de um questionário online com 422 respondentes. Mais de metade prefere site da empresa como meio de contacto. Foram ainda utilizadas técnicas qualitativas de observação e pesquisa por arquivo. O estudo revelou que os clientes valorizam questões operacionais num aluguer automóvel como os locais disponíveis para a devolução do automóvel e o estado do mesmo no momento de entrega assim como os métodos de reserva disponíveis. A inexistência de website revelou-se o principal condicionante para a aquisição de novos clientes, o que aliado à falta de comunicação revela-se como a principal fraqueza da empresa.

The manin purpose of this Master Degree Final Paper is to draw up a marketing plan for Auto Turística Picoense, a "rent a car" company founded in 1978 and which has been operating in Pico Island, Azores, for the last 39 years. Lately it has been facing some difficulties which arise from a low sales volume. In order to design a plan to rise the sales volume, was studied what the clients value most in the company's activity, what determines their choices and also how to establish and deepen a relationship with those clients. Was used an action research methodology in the study design in order to keep a close involvment of the company as the work proceeded, together with an online survey, which had 422 responders. More than half of those responders mentioned a company's web site as their prefered contact method. In addition we used observation qualitative techniques and archive research. The study showed that customers value most operative details such as the available spots for returning the car, the condition of the vehicle when they pick it up and also the booking methods available. The lack of a web site proved to be the main negative factor in acquiring new customers and, combined with the lack of communication, showed itself to be the company's main weakness.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santiago, Joanna
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.