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Plano de marketing Ginásio Clube Português

Autor(es): Duarte, Maria Francisca de Santa Rita Oliveira

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/14967

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Plano de Marketing; Fitness; Action Research; SERVQUAL; Marketing-mix; Marketing Plan


Descrição

Mestrado em Marketing

Este Trabalho Final de Mestrado, trabalho de projeto, tem como principal objetivo definir as estratégias de marketing e plano de ação para o Ginásio Clube Português (GCP). Este objetivo será cumprido através da elaboração de um Plano de Marketing. O GCP é um dos Clubes mais antigos do Mundo, destacando-se pela qualidade nas áreas de formação, representação e competição. A metodologia utilizada foi o action research, com o objetivo de resolver problemas organizacionais, envolvendo-se diretamente com o ginásio em questão, efetuando ainda a recolha de dados primários e secundários. Foi feito um questionário aos Sócios do GCP, com base no modelo de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988), SERVQUAL. Foram ainda realizadas entrevistas semi-estruturadas de caráter informal a colaboradores do Ginásio. Foi verificado que os Clientes estão satisfeitos com o serviço prestado. As principais barreiras à inscrição em ginásios são a falta de tempo e de recursos financeiros. Torna-se imperativo apostar cada vez mais em novos segmentos, nomeadamente treinos fora do GCP, como por exemplo em empresas. As variáveis de marketing-mix mais importantes para o desenvolvimento do presente Plano são a Promoção e Preço, seguido de alteração no Produto. O setor fitness está em crescente desenvolvimento e é possível inovar cada vez mais, sendo para tal necessário novas ideias e um departamento de comunicação e marketing sólido e ativo.

This marketing thesis has the main objective of defining a set of strategies, as well as a course of action to implement to do strategies that can make a remarkable and beneficial difference to Ginásio Clube Português. This is to be achieved through a full Marketing Plan. GCP is one of the older Sports' clubs around the globe, it's core and most distinguished areas are those of training, representation and competition. Through the Action Research methodology, the objective is to search and seek solutions to organizational issues by being directly involved with GCP. A survey was handed to and filled by GCP's members. The survey took Parasuraman, Zeithaml and Berry's (1988) model [SERVQUAL]. Moreover, script-loose interviews with the institution's staff took place. It was verified that most members are pleased with the services provided. The most important obstacles to a membership in any gym are lack of time and lack of financial resources. Hence, it is crucial to adapt by challenging and taking a position in other market segments - for example by bringing training to companies. The most important marketing-mix variables presented on this marketing plan are promotion and pricing, immediately followed by product. The fitness sector is growing rapidly, making it harder for institutions to stand-out. Innovation, now more than ever, and a solid and pro-active marketing department are key to the sustainable development of the institutions.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Baptista, Cristina
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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