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Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo

Autor(es): Vaudano, Loic

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/15105

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): mobilidade; sustentabilidade; rede ciclável


Descrição

Esta dissertação tem como ponto de estudo a bicicleta e a mobilidade com um estudo de caso em Porto Salvo, Oeiras. Em primeira plano o estudo da mobilidade revelou a importância da bicicleta no contexto atual sendo que a excessiva utilização do automóvel tende a reverter a ideia da sustentabilidade. A bicicleta é muitas vezes menosprezada no entanto acaba por ser o meio de transporte mais eficiente em níveis energéticos. O estudo relativo ao conceito das redes cicláveis levou a identificar diferentes tipos de instalações necessárias para a criação da respetiva rede. A parte prática desenvolve o caso de estudo de Porto Salvo, para onde foi feita uma análise, diagnóstico e proposta. O objetivo deste estudo é desenvolver uma rede ciclável entre dois pontos da freguesia, de forma a ligar os parques empresariais que estão a ser estudados pela Câmara Municipal de Oeiras. É de referir que o local de estudo tem potencial para a criação de uma rede ciclável de forma a criar um eixo que liga o Tagus Park à rede ciclável que está a ser desenvolvida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO)

Mestrado em Arquitectura Paisagista / Instituto Superior de Agronomia

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Arsénio, Pedro Miguel Ramos; Lisboa, Alexandre Pires Eurico
Contribuidor(es) Vaudano, Loic
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