Autor(es):
Aurélio, Jorge Filipe Melo de Carvalho
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/15628
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Aprendizagem; Clima relacional; Dificuldades; Educação física; Ensino; Escola; Estágio pedagógico; Intervenção; Professor estagiário; Reflexão; Difficulties; Intervention; Learning; Physical education; Practicum; Preservice teacher; Reflection; Relational climate; School; Teaching; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Descrição
Este documento é uma síntese do processo de formação ocorrido durante o estágio pedagógico, envolvendo as atividades desenvolvidas neste e as áreas de intervenção do professor estagiário. O documento tem presente uma reflexão constante sobre os acontecimentos, mostrando todas as estratégias utilizadas para ultrapassar as adversidades. Destaca-se ainda a realização do estudo de investigação-ação sobre a relação entre atividade física, aptidão física e rendimento académico. O estágio pedagógico é provavelmente um dos momentos de maior aprendizagem para um professor de EF pelo que constitui uma parte fundamental para a evolução. A responsabilidade da lecionação é grande, sendo fundamental que o professor estagiário esteja em constante formação, conseguindo aprender e ensinar em simultâneo, para que se desenvolva a si, e também aos alunos, que são a parte fundamental de todo o processo. A partilha, a observação, as experiências obtidas, a lecionação, são vários os aspetos que só através deste processo são alcançáveis, proporcionando ganhos a todos os níveis para a formação de um futuro professor de EF.
This document summarizes the whole training process that took place during the pedagogic internship, involving all activities developed in this process and all areas of intervention of the trainee teacher. The document has a continuing reflection on the events, showing all the strategies used to overcome the adversities. It is also worth mentioning the performance of the research-action study: Relationship between physical activity, physical fitness and academic performance. The pedagogical internship is probably one of the greatest moments of apprenticeship for an PE teacher, and therefore represents a fundamental part of evolution. The responsibility of teaching is great, and it is fundamental that the trainee teacher is constantly in training and being able to learn and teach simultaneously, so that he develops itself and also the students, who are a vital part of the whole process. The sharing, the observation, the experiences obtained and the teaching are several aspects, that only through this process, are achievable, providing gains at all levels for the formation of a future teacher of PE.