Detalhes do Documento

Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre

Autor(es): Silva, Pedro Miguel Vicente

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/15629

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Aquisição de competências; Educação física; Estágio pedagógico; Formação; Professor; Formation; Internship; Physical education; Skills acquisition; Teacher; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

O relatório de estágio tem por objetivo analisar o processo de estágio pedagógico desenvolvido na escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre, no ano letivo de 2016/2017. Este estágio consiste na maior etapa, até ao momento, de formação pessoal e profissional, proporcionando a vivência de um conjunto de experiências, aprendizagens e conhecimentos que permitem desenvolver as competências necessárias para uma lecionação adequada da educação física. A intervenção e partilha de conhecimentos e experiências com professores, alunos e encarregados de educação permitiram adquirir uma atitude mais proativa relativamente ao meu modo de estar e modo de ser face aos desafios que me irão surgir. As diferentes atividades desenvolvidas serão abordadas neste documento da seguinte forma: contextualização, fazendo referência à escola e respetivo meio em que está inserida, o grupo de educação física e a turma; análise e reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das quatro áreas do estágio (área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, área 2 – inovação e investigação pedagógica, área 3 – participação na escola e área 4 – relação com a comunidade) e por fim uma reflexão global de todo o processo de estágio. De referir que estas atividades não devem ser vistas de uma forma isolada, mas sim como os meios para atingir uma determinada finalidade, a qual consiste na preparação para o ensino de uma educação física de sucesso.

The purpose of this report is to analyze the pedagogical internship process developed at Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre, on 2016/2017. This internship is the biggest stage, so far, of personal and professional development, providing a vast set of experiences, learning and knowledge that enabled me to develop the necessary skills for proper physical education instruction. The intervention and sharing of knowledge and experiences with teachers, students and students guardians allowed me to acquire a more proactive attitude towards to my way of being and how to be in face of the challenges that will arise. The different activities developed will be approached in this document as follows: contextualization, referring to the school and its surroundings, the physical education group and the class; analysis and reflection of the activities developed within the four areas of the internship (area 1 – organization and management of teaching and learning, area 2 – innovation and pedagogical research, area 3 – school participation and area 4 – relationship with the community) and finally, an overall reflection of the entire internship process. It should be noted that these activities shouldn’t be seen in separated, but rather as the means to achieve a particular purpose, which consists in the preparation for the teaching of a successful physical education.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Maria João Figueira
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.