Autor(es):
Pereira, Ana Rita Rodrigues
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/15688
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Viseu; Crianças; Jovens; Estudos de caso; Intervenção psicomotora; Perturbação do Espectro do Autismo; Plano Pedagógico-Terapêutico; Psicomotricidade; Autism; Spectrum Disorder; Case Studies; Children; Pedagogical - Therapeutic Plan Portuguese Association for Developmental Disorders and Autism – Viseu; Psychomotricity; Psychomotor Intervention; Young; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Descrição
O presente relatório apresenta o estágio desenvolvido durante o ano letivo 2016/2017, na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Viseu (APPDA-Viseu), com crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O estágio enquadra-se no ramo de aprofundamento de competências profissionais do mestrado em reabilitação psicomotora. Num primeiro momento, o relatório engloba uma revisão da literatura quanto às Perturbações do Espectro do Autismo e Reabilitação Psicomotora, realizada a respetiva ponte entre temáticas, e apresentada a caraterização da instituição. Quanto ao trabalho prático desenvolvido, são descritos quatro estudos de caso, sendo três intervenções de caráter individual, respetivamente três crianças do género masculino, com cinco, oito e doze anos, e uma intervenção de grupo, com três rapazes, com dezasseis, dezanove e vinte e três anos. Nestes estudos de caso é apresentada a respetiva descrição dos casos, o plano pedagógico-terapêutico, os instrumentos de avaliação e os resultados obtidos. Posteriormente, são descritas atividades complementares desenvolvidas e relações estabelecidas, com profissionais, família e a comunidade. Para terminar são referidas as conclusões do trabalho desenvolvido e perspetivas de futuro.
This report presents the stage developed during the school year of 2016/2017, in the Portuguese Association for Developmental Disorders and Autism, in Viseu (APPDA-Viseu), with children and youngs with Autism Spectrum Disorder (PEA). The internship is part of the Professional Skills Development Branch of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation. Firstly, the report includes a review of the literature on Autism Spectrum Disorders and Psychomotor Rehabilitation, with an observation between thematics and presents a characterization of the institution. For the practical work developed four case studies are described, being three individual interventions, respectively three children of the masculine gender, with five, eight and twelve years, and a group intervention, with three boys, with sixteen, nineteen and twenty-three years old. In each case study is presented a description of case, the pedagogical-therapeutic plan, evaluation instruments and the results obtained. Subsequently, complementary activities developed and relations with professionals, families and community are described. Finally, are presented the conclusions of the work developed and prospects for the future.