Detalhes do Documento

Sociedade em rede: modelo de análise competitiva de web sites

Autor(es): Santos, Amável José da Cruz

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3008

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Sociedade da informação; Internet; Web sites; Modelos; Análise competitiva; Qualidade; Planeamento estratégico


Descrição

Na presente dissertação explana-se o processo que levou à criação e operacionalização de um Modelo de Análise Competitiva de Web Sites numa perspectiva comparada. Surgido da necessidade de obter uma visão estratégica do mercado, de forma a antecipar as suas tendências de evolução e a avaliar o impacto da presença institucional na Internet na competitividade e produtividade das empresas num mercado em que a concorrência se torna mais cada vez mais agressiva, o Modelo ora apresentado permite moldar o processo de tomada de decisão institucional a uma lógica que possibilita a definição de estratégias de comunicação eficazes e eficientes em ambiente digital e a consequente obtenção de vantagens competitivas. No decurso da nossa investigação concretizámos um conjunto de objectivos essenciais que passavam pela identificação e operacionalização de um conjunto de Áreas Estratégicas que possibilitassem uma análise transversal a todas as tipologias de Web Sites, pela identificação e operacionalização dos itens de análise componentes dessas Áreas Estratégicas e pela definição de uma escala de pontuação e dos respectivos critérios, de forma a limitar, ou mesmo eliminar, as arbitrariedades de análise. O recurso a uma profunda análise da bibliografia disponível sobre a temática, bem como o recurso à aplicação de inquéritos específicos a peritos sectoriais e a um grupo de utilizadores/avaliadores permitiu a concretização bem sucedida desses objectivos, e contribuiu favoravelmente para a constituição de uma Matriz de Análise, metodologicamente sustentada, onde se inserem as dez Áreas Estratégicas e 104 itens de análise identificados durante o processo de investigação que suporta esta dissertação. A Matriz de Análise assim criada sustenta o processo de análise competitiva de Web Sites numa perspectiva comparada, como inicialmente previsto, permitindo assim a obtenção de uma visão estratégica do mercado que permite antecipar janelas de oportunidade que se revelem gratificantes quer para a actividade comercial, quer para as responsabilidades sociais de empresas e instituições, concretizando de forma inequívoca o potencial do Modelo de Análise Competitiva de Web Sites aqui apresentado e denominado Competitive Analysis Framework – Web (CAFWeb).

Tese de Mestrado em Sociologia

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Carla
Contribuidor(es) Santos, Amável José da Cruz
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.