Autor(es):
Gil, Alexandra Maria dos Santos
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3084
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Comércio Electrónico B2C; características dos produtos; desempenho dos produtos no Comércio Electrónico B2C; Electronic Commerce B2C; product characteristics; products' performance in Electronic Commerce
Descrição
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
O potencial das tecnologias Web no estabelecimento de uma ligação mais eficiente entre empresas e consumidores impulsionou o desenvolvimento do Comercio Electrónico B2C. No entanto, os retalhistas virtuais enfrentam dificuldades na comercialização dos produtos no canal virtual e é unânime, na literatura sobre o tema, que os produtos podem ter certas características que dificultam a sua comercialização no meio electrónico. A presente dissertação pretende estudar a influência das características dos produtos no seu desempenho no Comércio Electrónico e identificar características que representam diferentes níveis de adequação dos produtos à comercialização na Internet. Com isto, pretende contribuir para uma base de conhecimento que auxilie os gestores a planear, desenvolver e gerir a utilização da tecnologia, de forma a optimizarem o desempenho dos seus negócios virtuais. Para a prossecução do objectivo acima mencionado foi realizado um estudo de caso numa empresa portuguesa do sector da distribuição a retalho de produtos de consumo. Para compreensão do fenómeno em estudo, foram recolhidos dados através de entrevistas, observação e análise documental, seguindo-se uma análise qualitativa de conteúdo. O estudo concluiu que as características dos produtos são um factor determinante no seu desempenho na Internet. Produtos digitais, estandardizados ou de baixo custo têm maior potencial de sucesso no Comércio Electrónico B2C, enquanto produtos com predominância de atributos de experiência, produtos que impliquem um maior nível de requisitos sensoriais do consumidor para avaliar a sua qualidade, tais como o tacto, olfacto ou paladar, e produtos comprados com pouca regularidade, encontram mais barreiras na comercialização electrónica. O estudo de caso realizado apontou para outros factores, além das características dos produtos, que apresentavam um papel igualmente importante na decisão de compra dos consumidores, designadamente a confiança dos consumidores na marca do retalhista virtual e na marca do produto, bem como a proposta de preço do retalhista virtual. Neste contexto, evidenciou-se a importância da integração multicanal no sucesso do modelo de negócio estudado.
The potential of Web technologies in the establishment of a more efficient link between businesses and consumers enhanced the development of the Electronic Commerce B2C. However, virtual retailers face difficulties in selling products in this channel and it is unanimous in the literature about the subject that products may have certain features that make it difficult to place in the electronic channel. This dissertation aims to study the influence of product characteristics in its performance in the Electronic Commerce and identify characteristics that represent different levels of suitability of products placed on the Internet. With this, it is intended to contribute to a base of knowledge that may help managers to plan, develop and manage the use of technologies in order to optimize the performance of their electronic businesses. To achieve this objective, it was developed a case study in a company operating in the Portuguese retail industry. To understand the phenomenon under study data were gathered through interviews, observations and documental review, followed by qualitative analysis of content. The study concluded that product characteristics are a key performance factor on the Internet. Digital, standardized or low cost products have greater potential for success in B2C Electronic Commerce. On the other hand, products with a predominance of attributes of experience, products with higher levels of sensory requirements from consumers to evaluate its quality, such as touch, smell or taste, and products purchased with little regularity, face more barriers to succeed in this channel. The conducted case study, pointed out other factors, other than product characteristics, that also play an important role in consumers purchasing decisions, such as the consumers' confidence in the brand of the virtual retailer and in the brand of the product, as well as the price proposal of the virtual retailer. In this context, it was highlighted the importance of multichannel integration in the success of the studied business model.