Detalhes do Documento

Factores que influenciam o alinhamento da estratégia de negócio com a estratégia de sistemas de informação no sector bancário

Autor(es): Carrasqueira, Isabel Alexandra de Jesus

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3333

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): estratégia; planeamento estratégico; perfis estratégicos; analisadores; defensores e prospectores; alinhamento da estratégia; factores que influenciam o alinhamento; strategy; strategic planning; strategic profiles; analysers; defenders and prospectors; strategy alignment; factors that influence the alignment


Descrição

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação

Para uma consolidação dos conceitos de estratégia no mundo empresarial foi desenvolvido o presente estudo, o qual versa sobre a importância que os Sistemas de Informação (SI), e o seu alinhamento com a estratégia global desempenham na actividade bancária. Neste sentido, é importante referenciar não só os conceitos de estratégia de SI, mas também o entendimento de planeamento estratégico de SI, que em conjunto com o crescente aumento da competitividade e exigências dos clientes, vêm reforçar a importância do alinhamento entre as estratégias de negócio e as estratégias de SI. Este ponto é vital para a sobrevivência das organizações do sector bancário atendendo ao forte e continuo investimento em Tecnologias de Informação (Tl). A análise dos atributos estratégicos das organizações e consequentemente a compreensão de qual o seu perfil estratégico, culmina com a constatação de existência ou não de alinhamento entre a estratégia de negócio e a estratégia de SI. Além deste primado, no presente estudo sào identificados, também os factores que influenciam a existência ou não desse alinhamento com a estratégia global. Os perfis possíveis a identificar (prospector, analisador e defensor) são utilizados depois nos dois casos de esUido. cujo objecto visa classificar o perfil estratégico das instituições bancárias seleccionadas, assim como identificar os factores que influenciam o respectivo alinhamento estratégico. Foi, por isso. elaborado e aplicado um questionário ao gestor de negócio e ao gestor de SI, com intuito de se atingir o objectivo final da investigação: identificar, depois de classificados os perfis estratégicos, os factores potenciadores e inibidores do alinhamento e que podem influenciar o alinhamento de curto e longo prazo. Verificou-se que existem dois perfis distintos na estratégia de negócio e de SI para as entidades bancárias A e B, concluindo-se que, apesar de existirem atributos alinhados, nenhuma destas entidades bancárias está alinhada.

This research was developed to foster a better understanding, of the business strategy related concepts through the analysis of the relevance of IS/IT. and of its alignment with the business strategy in the banking industry. To accomplish that we must consider not only the concepts of IS/IT strategy, but also the IS/IT strategy planning thai, together with the inward competitiveness and cosrumer requirements, stress the relevance of the alignment between business strategy and IS/IT strategy. This alignment is critical to the success and survival of the firms in the banking industry, since the investments on IS/IT is large and continuous. The aspects that influence the strategic alignment should be analyzed and managed jointly for a continuous alignment between business strategy and IS/IT strategy. The anahsis of the strategic attributes of organizations and consequent strategic proliles culminates with the existence, or not. of alignment with the global strategy. The possible profiles to identify (prospectors, analysers and defenders) are used in two cases of study, where it is wanted to classify strategic profile of the banking institutions that were selected, as well as identifying the factors that influence strategic alignment. In this direction, a business-oriented questionnaire was elaborated and applied to the business manager and IS/IT manager, to reach the final objective of the research: identify, given the strategic profiles, which factors enables and which factors inhibit the alignment that they influence at short and long stated of period. The existence of two distinct profiles in the strategic of business and IT in banking entities A and B gave evidence that none of these banking institutions were lined up.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Reis, António Palma dos
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.