Detalhes do Documento

Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010

Autor(es): Costa, Vítor Hugo Urze

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3521

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Aprendizagem; Didáctica; Ensino; Estágio; Pedagogia


Descrição

Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Após terminado o estágio na escola, que se traduz no culminar da formação académica na área da educação, surge a fase de uma análise reflexiva de todo este período de tempo que se tornaria uma experiência intensa e recompensadora para o professor estagiário. Foram desenvolvidas todas as tarefas previstas no guia de estágio, seguindo sempre as indicações do mesmo segundo as diferentes áreas de intervenção. Durante este percurso surgiram dificuldades, para as quais foi necessário criar soluções para as resolver, foram identificados pontos fortes e pontos fracos os quais as características pessoais podem influenciar. A participação na escola como professor não se prendeu exclusivamente à sala de aula, pois surgiram actividades de desporto escolar, actividade interna de Educação Física, entre outras. Foi elaborado e apresentado um estudo relacionado com a indisciplina relativo à escola em questão. E elaborou-se também uma actividade de relação com a comunidade, aproveitando o espaço geográfico próximo e envolvendo vários níveis escolares culminando com a satisfação geral. A análise destas actividades foca-se nas decisões para problemas que surgiram, para os quais se criaram várias opções para encontrar uma solução, e o seu resultado serve de guia para uma intervenção futura.

ABSTRACT : After the conclusion of the Traineeship in school context, which represents the culminating of the academic formation in the area of education and an intense and rewarding experience for the probationary teacher, a reflexive analysis of this period becomes necessary. The tasks foreseen in the Traineeship Guide have all been pursued, following always the indications of the same guide according to the different areas of intervention. During this path difficulties have appeared, and strengths and weaknesses have been identified which can be influenced by the personal characteristics and it was necessary to create solutions to resolve them. The participation at school as a Teacher was not restrained exclusively to the Physical Education classroom, therefore several activities such as school sports, traditional games among others, made a contribution to enrich the trainee’s formation. A study related with the perceptions of pupils classroom behavior was elaborated and presented to the community. The organization of an activity aiming the relationship with the school community and using the advantage the nearby geographic natural environment, promoted the participation of various school levels. The reflexive analysis of these activities focused at the choice of “decision making” for problem solving and it’s outcome, will assume a guidance line for future intervention.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Luís Cravo da
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.