Detalhes do Documento

Perspectivas sobre o impacto do envelhecimento da população no sector bancário

Autor(es): Moreira, Ivo Filipe Pedro

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/4322

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Banca; Cliente; Envelhecimento da População; Sector Financeiro; Ageing; Banking; Costumers; Financial Sector


Descrição

Mestrado em Finanças

Tal como o próprio título refere com a presente dissertação pretendemos analisar as perspectivas sobre o impacto do envelhecimento da população no sector bancário. O presente estudo foi levado a cabo com base na análise de dois pontos: Banca; Seus clientes. No primeiro ponto foram realizados inquéritos à Banca tentando-se abranger o maior número de instituições bancárias. O inquérito teve como objectivo recolher informação sobre quais as medidas que estão a ser tomadas para suplantar o problema do envelhecimento da população, de maneira a evitar a fuga de clientes. No segundo ponto foram feitos inquéritos aos clientes por forma a tomar conhecimento do que a outra parte acha desta situação, se a Banca está ou não devidamente adaptada a uma população envelhecida, e, no caso de não estar se tem tomado as medidas necessárias. Após a recolha dos inquéritos procedeu-se ao tratamento da informação e retiraram-se as devidas conclusões. Estas foram seguidamente cruzadas, de maneira a tentar saber se os dois grupos de inquiridos têm ideias completamente divergentes do que deve ser uma Banca ajustada a uma população envelhecida, ou se, pelo contrário, ainda que não esteja devidamente adaptada, esta vai de encontro às necessidades de ambas as partes e procura acautelar que, no futuro esta situação deixe de ser um problema.

The thesis aims at analysing the impact of aging in the banking sector. This study was carried out in the following manner: the analysis was divided in two points: Review of the baking sector; Costumers' assessment of products and services. Regarding the first point, it was made a survey to the banks in order to collect information, regarding the adjustments banks are making to face problems/features arising from the aging of their clients. In the second point, a survey was made to the clients, in order to know their opinion regarding the banks response to their costumers' demands. After collecting all the necessary information, all data was processed in order to withdraw. Them the results that had been withdrawn separately were crossed, to reach joint conclusions, so that we could understand if the banking sector is adapted to the consumers' needs and if their expectations regarding the products and services are fulfilled.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Albuquerque, Paula
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.