Detalhes do Documento

Comunicação Política em eleições legislativas em Portugal: Uma análise a partir dos cartazes eleitorais (1975-2009)

Autor(es): Teixeira, Francisco

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/4386

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Comunicação política; Cartazes eleitorais; Partidos, ideologia; Personalização; Political communication; Electoral outdoors; Parties, ideology; personalization


Descrição

Dissertação de Mestrado em Ciência Política

A comunicação política e, principalmente, a comunicação eleitoral evoluíram substancialmente desde 1975 quando decorreram, em Portugal, as primeiras eleições democráticas da Terceira República. Pretendemos caracterizar precisamente a evolução da comunicação eleitoral em campanhas eleitorais para as eleições legislativas tendo por base a avaliação dos cartazes eleitorais dos quatro principais partidos políticos. Avaliaremos o impacto que a personalização, a ideologia e o tipo de argumentos a que os partidos recorreram, assumiram no processo de comunicação dos principais partidos e dos principais candidatos a primeiro-ministro. Pretendendo saber se, em Portugal, neste suporte de comunicação, se confirma a tendência geral de perda da componente ideológica, a par com uma crescente personalização.

The political communication and, in particularly, electoral communication have developed a lot since 1975 when occurred, in Portugal, the first democratic elections of the Third Republic. We pretend to characterize, precisely, the evolution of the electoral communication in electoral campaigns based on the outdoors of the main four political parties. We will evaluate the impact of the personalization, the ideology and the type of arguments that the parties used, trough the process of communication of the principal parties and the main candidates to prime-minister. We also want to measure if, in Portugal, trough the outdoors we confirm the general tendency of decreasing of the ideological component in the communication, as well as, an increasing growth of the effect of personalization.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Manuel Meirinho
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo