Detalhes do Documento

Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso

Autor(es): Cruz, João Pedro Quintans

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/4555

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): densidade de valor; relacionamentos; desenvolvimento de novas ofertas; value density; relationships; new product development


Descrição

Mestrado em Marketing

A literatura existente sobre Marketing Desportivo não aborda a questão relacional que existe entre diferentes entidades. O presente estudo debruça-se sobre o conceito de densidade de valor, em particular, se o aumento desta mesma densidade é igualmente acompanhado por um aumento na complexidade da relação entre actores. Para o efeito, utiliza-se a noção de densidade de valor no sentido de se compreender de que forma se combinam informações, conhecimento, recursos e competências disponíveis, utilizando como contexto empírico as actividades de marketing de dois clubes de futebol. As conclusões do estudo evidenciam que os clubes de futebol desenvolvem relações com outras empresas com base em contratos de licenciamento, para desenvolver a sua oferta. Destes relacionamentos surgem não só novos produtos e serviços, mas igualmente novas oportunidades de negócio e contactos com outras empresas.

The literature on sports marketing does not address the relational issue that exists between different entities. This study focuses on the concept of value density, in particular, if the increase of this density is also accompanied by an increase in the complexity of the relationship between actors. To this end, the concept of value density is applied to the empirical context of two football clubs and their marketing activities, in order to understand how to combine information, knowledge, resources and competencies. The findings show that football clubs establish and develop relationships with other companies based on licensing agreements, in order to expand their offerings. These relationships bring forth not only new products and services, but also new business opportunities and connections with other companies.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mota, João
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.