Autor(es): Regino, João Filipe de Borba
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6032
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Aquisição de competências; Educação física; Estágio pedagógico; Reflexão; Formação
Autor(es): Regino, João Filipe de Borba
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6032
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Aquisição de competências; Educação física; Estágio pedagógico; Reflexão; Formação
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório tem por objetivo analisar o processo de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada Rainha D. Leonor de Lencastre, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico realizado consiste na etapa inicial da formação pessoal e profissional proporcionando a vivenciação de um conjunto de experiências, aprendizagens e conhecimentos, os quais permitem o desenvolvimento das competências necessárias para uma lecionação adequada na área da educação física. Deste modo, neste relatório pretende-se englobar toda a análise e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas. As diferentes atividades desenvolvidas serão abordadas neste documento da seguinte forma: Contextualização, fazendo referência à escola e respetivo meio em que está inserida, o Grupo de Educação Física e a Turma; Análise e Reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das quatro áreas do estágio (Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, Área 2 – Inovação e Investigação Pedagógica, Área 3 – Participação na Escola e Área 4 – Relação com a Comunidade) e por fim uma Reflexão Global de todo o processo de estágio. De referir que estas atividades não devem ser vistas de uma forma isolada, mas sim como os meios para atingir uma determinada finalidade, a qual consiste na preparação para o ensino de uma educação física de sucesso.