Autor(es):
Capelo, André Manuel Bailão Martins Cunha
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6049
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Educação física; Escola; Estágio pedagógico; Processo ensino-aprendizagem; Reflexão crítica
Descrição
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório é o culminar de um processo de formação, tendo por objetivo a caracterização e análise reflexiva acerca do Estágio Pedagógico, desenvolvido por mim, durante o ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária Fernando Namora, no Concelho da Amadora, freguesia da Brandoa. A atividade de Estágio está assim integrada no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo como documento orientador, o Guia de Estágio 2012/2013. Pretendia-se que o estagiário desenvolve-se competências ao nível de quatro àreas de intervenção, sendo elas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). O relatório final assume-se, então, como um documento de caráter reflexivo e descritivo, sobre todas as minhas atividades de estágio. Pretende-se também, a realização de uma inter ligação entre as quatro áreas de intervenção, por forma encarar o processo de estágio com uma atividade global e integrada. Realizarei ainda, uma reflexão acerca da evolução das competências adquiridas ao longo do ano, apresentando pontos positivos e em alguns casos algum sentido crítico. Por último, serão ainda expressas todas as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas, bem como os efeitos das mesmas na minha formação, enquanto futuro professor de Educação Física.