Autor(es): Murteira, Cláudia Sofia das Dores
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6857
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Intervenção psicomotora; Pedagogia terapêutica; Psicomotricidade; Saúde mental infantil
Autor(es): Murteira, Cláudia Sofia das Dores
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6857
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Intervenção psicomotora; Pedagogia terapêutica; Psicomotricidade; Saúde mental infantil
Mestrado em Reabilitação Psicomotora
O presente documento enquadra-se no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais que se insere no ano de conclusão do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. Traduz o trabalho desenvolvido, no ano letivo de 2012/2013, no Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia. A instituição escolhida tem como objetivo prestar apoio a crianças entre os 5 e os 12 anos de idade que, devido a problemas emocionais, apresentam um bloqueio da sua capacidade de pensar, comunicar, imaginar e agir. Tais bloqueios traduzem-se numa dificuldade em enfrentar as exigências escolares. A metodologia de intervenção para esta população é a Pedagogia Terapêutica que procura compreender a criança no seu todo proporcionando-lhe um espaço de segurança onde se possa organizar e conhecer, privilegiando o trabalho em grupo e a partilha com o outro, assim como promover a sua autoestima e o despertar da sua curiosidade para novas aprendizagens incluindo as escolares. A Psicomotricidade surge no Centro como parte integrante deste método de intervenção com os mesmos objetivos, articulando com a componente pedagógica ou terapêutica desenvolvida para a criança ou para o grupo. A intervenção psicomotora foi realizada a um grupo de quatro crianças com idades entre os 7 e os 9 anos, em sessões de 45 minutos decorrendo às terças e sextas à tarde. Foram analisadas as avaliações iniciais de cada criança, sendo redigidos objetivos para o grupo nos domínios cognitivo, psicomotor e psicoafetivos e objetivos operacionais para cada criança. No final, foi realizada uma avaliação final qualitativa acerca dos objetivos atingidos e da importância da intervenção realizada.