Autor(es): Vieira, João Pedro Ferreira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6866
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Avaliação; Erro; Natação; Observação; Técnica
Autor(es): Vieira, João Pedro Ferreira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6866
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Avaliação; Erro; Natação; Observação; Técnica
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Este Relatório representa uma reflexão em torno de um estudo realizado no âmbito da Investigação e Inovação Pedagógica, inserido na Área 2 do Estágio, no ano letivo 2005/2006, na Escola Secundária Raul Proença (ESRP). O presente estudo visa comparar a competência de observação motora (deteção dos erros de execução) na modalidade de Natação, procurando saber se existem diferenças entre os diversos grupos da amostra. A amostra era constituída por 36 elementos divididos por quatro grupos: Professores de Educação Física Especialistas (exercem funções de treinador em Natação e têm pelo menos 4 anos de experiência de ensino); Professores de Educação Física Não Especialistas (não exercem funções de treinador em Natação e têm mais de 4 anos de experiência de ensino); Alunos Especialistas (alunos do ensino secundário, que praticam, ou praticaram Natação durante 5 anos fora do contexto escolar) e Alunos Não Especialistas (alunos do ensino secundário, que praticam Natação apenas em contexto escolar). Não houve qualquer seleção baseada no sexo ou na idade. Para levar a cabo a execução do presente estudo, foi pedida a colaboração de vários alunos e professores, criaram-se alguns vídeos, nos quais os diferentes alunos e professores tinham de detetar os erros principais, para tentarmos perceber a influência das diferentes variáveis na sua observação. Os resultados demonstraram não haver diferenças significativas na observação de diagnóstico entre os grupos diferenciados. Com o objetivo de apresentar uma proposta de solução a um problema encontrado no seio do Grupo Disciplinar de Educação Física - a Avaliação -, propusemo-nos a criar um instrumento: a Folha de Avaliação em Excel. Filtraram-se as respostas dos professores do Grupo Disciplinar de Educação Física que seriam passíveis de se tornarem num compromisso de grupo, e construiu-se uma proposta de solução apresentada para a matéria da Natação, com os devidos indicadores, incentivando, por um lado, a assunção de compromissos de grupo, e por outro, a necessidade da continuidade na construção de um programa da avaliação global para todas as modalidades.