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O canal distribuição internet no arrendamento residencial de curta duração em Lisboa

Autor(es): Inácio, Nuno Miguel Martins Rodrigues

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7566

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Canal de distribuição Internet; arrendamento habitacional de curta duração na Internet; canais de distribuição em turismo; sites de arrendamentos para férias; Internet distribution channel; Internet short term rentals; distribution channels in tourism; Internet Home Lettings; vacation-rental website


Descrição

Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária

Este trabalho teve por objetivo estudar o Canal Internet no Arrendamento Habitacional de Curta Duração, em Lisboa. Para tal usaram-se como métodos de investigação a observação empírica e o inquérito estruturado aos operadores deste tipo de arrendamento. Concluiu-se que a maioria dos operadores não tem estrutura profissional associada e se dedica a esta atividade em "part-time", sobretudo com um único imóvel. Os sites a que mais recorrem são o Homeaway, AirBnb e Flipkey, recaindo a preferência da maioria no AirBnb logo seguida pelo Homeaway. O site próprio é também muito valorizado por todos. A razão das suas preferências prende-se principalmente com a reputação do site, disponibilidade de software para dispositivos móveis, e valor dos arrendamentos efectivados. A quase totalidade da promoção é feita unicamente pela Internet, onde é também feito o maior investimento em marketing. Os operadores que usam simultaneamente outros canais, optam primordialmente pelas agências de viagens, e obtêm as maiores receitas através da Internet, secundadas pelas obtidas através das instituições de apoio ao turismo.

This document undertakes the goal of better understanding, through the suppliers' perspective, the Internet as a sales channel for the Short Term Rental market in the Lisbon area, For this purpose, we used as research methods the empirical observation and structured questionnaires answered by the operators of this type of accommodation. It was concluded that most operators have no professional business structure and that they are dedicated to this activity in "part-time", mostly with a single property. The sites they use most are Homeaway, Airbnb and Flipkey, being Airbnb the preferred site and Homeaway the second. Having an own site is also highly valued by all. The reason of their preferences is the reputation of the site, availability of software for mobile devices, and price of rentals. Almost all of the promotion is done via Internet, which also represents their largest marketing investment. When using other channels besides the Internet, their preference was travel agents, having their second largest source of revenue on tourism promotion organizations.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carvalho, Joaquim de
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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