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Estágios curriculares como ferramenta especial de recrutamento e seleção

Autor(es): Rosado, Ana Maria de Bianchi Villar

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7595

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Abordagem qualitativa; Estágios Curriculares; Perspetiva da Organização de Acolhimento; Ferramenta de R&S; Conversão de estagiários; Qualitative approach; Curricular Internship; Host organization's perspective; R&S Tool; Interns conversion


Descrição

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

O presente estudo analisa em que medida os Estágios Curriculares podem constituir uma ferramenta especial de Recrutamento e Seleção que permita às organizações de acolhimento converter os seus melhores estagiários em colaboradores. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas onze entrevistas a empresas de diferentes setores e, ainda, a um instituto público, com o objetivo de ficar a conhecer (i) a importância dos Estágios Curriculares para a organização; (ii) o funcionamento das áreas de GRH Recrutamento e Seleção, Formação e Desenvolvimento, e Gestão do Desempenho no âmbito dos Estágios Curriculares; (iii) os Estágios Curriculares como forma de atualização do capital humano da organização; e, finalmente, (iv) os Estágios Curriculares como ferramenta especial de Recrutamento e Seleção com vista à conversão de estagiários. Os resultados obtidos, evidenciaram que este tipo de estágios pode constituir uma via de entrada na empresa, sendo uma ferramenta útil de análise e avaliação in loco de potenciais candidatos, principalmente pelo facto de os estagiários já deterem algum avanço, em termos de conhecimentos e experiência na empresa, face a candidatos externos. Considera-se que o estudo em causa representa um contributo para melhor compreender a perspetiva da empresa ainda pouco aprofundada na literatura, maioritariamente circunscrita à perspetiva do estagiário relativamente à importância dos Estágios Curriculares, nomeadamente como ferramenta especial de R&S com vista à conversão dos melhores estagiários em colaboradores (Beenen & Mrousseau, 2010; Zhao & Liden, 2011; Hurst, Good & Gardner, 2012; Rose, 2013; Rose, Teo & Connell, 2014).

The present study is meant to analyze in what measure the Curricular Internship is a Recruitment and Selection tool for the host organizations convert their best interns into employees. To fulfill this design, we resorted to a qualitative methodology in which have been interviewed eleven varied organizations and, even, a public institute in order to acknowledge: (i) the importance of Curricular Internship to the organization; (ii) the working of HR areas such as Recruitment and Selection, Training and Development and Performance Management in Curricular Internship; (iii) Curricular Internship as a human capital actualization in the organization; and, finally, (iv) Curricular Internship as a special Recruitment and Selection tool in order to convert interns into employees. Results showed that this type of internship can mean an entryway to the organization being an useful in loco analysis and evaluation tool of potential candidates, mainly because they are advanced in knowledge and experience comparing to external candidates. We consider this study presents a better contribute to understand the organization's perspective not very thoroughly studied yet, prevailing, until now, the intern's perspective concerning the importance of Curricular Internship as a special R&S tool to convert the better interns into employees (Beenen & Mrousseau, 2010; Zhao & Liden 2011; Hurst, Good & Gardner 2012; Rose, 2013; Rose, Teo & Connell, 2014).

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Henriques, Paulo Lopes
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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