Detalhes do Documento

A relevância de um projecto para os recursos e estratégia de uma empresa

Autor(es): Menezes, Aires Manuel Ribeiro

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7601

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Relacionamentos B2B; Networks; Strategizing; B2B Corporate Brand; B2B Relationships; Business Networks


Descrição

Mestrado em Marketing

Perante a alteração dos relacionamentos que uma empresa tem com os seus fornecedores e clientes, o horizonte, contexto e identidade da rede na qual a empresa está encrustada pode sofrer alterações. Através de um estudo de caso singular, procurou-se analisar os impactos numa empresa antes, durante e depois de estar envolvida num projecto de grande dimensão. A análise desses impactos é feita considerando a sua identidade e contexto de rede. Procura-se avaliar também a relevância da marca corporativa neste contexto. Conclui-se que ao nível dos relacionamentos com os fornecedores, devido à singularidade desses relacionamentos e a confluência das suas actividades e recursos, não existiram mudanças substanciais nos mesmos; o mesmo acontece com os relacionamentos com os clientes. No entanto, este projecto permitiu o acesso a quatro novos clientes, maioritariamente na área da embalagem. A identidade da empresa enquanto fornecedor mudou consideravelmente. Relativamente à marca corporativa, é possível interpretar que a marca está associada ao domínio efectivo de certas competências.

Faced with the change of relationships a company has with its suppliers and customers, the horizon, context and identity of the network in which the company is crusted may change. Through a singular case study, we sought to analyze the impacts on a company before, during and after being involved in a large project. The analysis of these impacts is made considering the identity and network context. Also seeks to assess the relevance of the corporate brand in this context. It is concluded that the level of relationships with suppliers, due to the uniqueness of these relationships and the confluence of its activities and resources, there were no substantial changes in them; the same happens with relationships with customers. However, this project enabled access to four new customers, mainly in the field of packaging. The identity of the company as a supplier changed considerably. Regarding the corporate brand, it is possible to interpret that the brand is associated with effective control of certain skills.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mota, João
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.