Detalhes do Documento

As alterações na geografia do comércio externo de Portugal : o caso do sector dos equipamentos de transporte

Autor(es): Costa, Rafaela Leal da

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7622

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Comércio externo; Deslocalização; Equipamentos de transporte; Especialização Vertical; Modelo Input-Output; Portugal; WIOD; Delocalization; External Trade; Input-Output Model; Transport Equipment,; Vertical Specialization


Descrição

Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus

Ao longo dos anos, como é do conhecimento de todos, temos assistido a várias alterações na geografia do comércio mundial. Os países de produção e de destino dos bens foram-se alterando ao longo do tempo, assim como a forma como os bens são produzidos, enquanto inicialmente eram produzidos quase na sua totalidade num único país, hoje em dia já não é assim. Neste trabalho o alvo das pesquisas efetuadas é o sector dos equipamentos de transporte, escolha que se deveu em grande medida ao facto de estarem sediadas, neste momento, em Portugal quatro grandes marcas de veículos, a Peugeot-Citroën, em Mangualde, a Volkswagen, em Palmela, a Mitsubishi, no Tramagal e a Toyota, em Ovar, que representam praticamente 100% da produção deste sector em solo português. Assim este estudo passa essencialmente por analisar detalhadamente as alterações comerciais verificadas no sector dos equipamentos de transporte na Europa, mas particularmente em Portugal, tendo como principais objetivos perceber quais os países que têm vindo a ganhar importância e para onde se tem deslocado e como tem sido fragmentada a produção dos bens deste sector.

Over the years, as we all know, we have witnessed several changes in the geography of world trade. Countries of production and destination of goods were up changing over time, as well as the way goods are produced, while initially were produced almost entirely in one country today is no longer so. The target of this research is the sector of transport equipment, a choice which was due largely to the fact that nowadays, four of the major vehicles brands have industries in Portugal, the Peugeot-Citroën, in Mangualde, the Volkswagen, in Palmela, the Mitsubishi, in Tramagal, and the Toyota, in Ovar, representing nearly 100% of the output of this sector in Portugal. This study involves the detailed analysis of the changes in the international trade of the transport equipment sector in Europe, giving particular attention to Portugal, and having as main objectives to understand which countries have been gaining importance and to where has gone and how has been fragmented the production of this sector goods.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, João
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.