Autor(es): Mucambe, Lino Pechisso
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7639
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Desporto; Patrocínio; Responsabilidade social
Autor(es): Mucambe, Lino Pechisso
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7639
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Desporto; Patrocínio; Responsabilidade social
Mestrado em Gestão do Desporto / Organizações Desportivas
O presente trabalho foi realizado com o intuito de perceber até que ponto o desporto evoluiu e o seu impacto na responsabilidade social em Moçambique. Através da análise do contributo e visibilidade das marcas que patrocinam o desporto e em especial o futebol. Esta notoriedade do seu crescimento em todos os níveis, suscitou um grande interesse em avaliar e perceber até que ponto as marcas que patrocinam o Desporto em Moçambique têm contribuído para o seu incremento. Para o efeito, foi cuidadosamente realizada uma revisão da literatura adequada que fosse ao encontro do objetivo pretendido, recorrendo a pesquisas nas principais obras e artigos sobre o assunto. Numa primeira etapa, é descrita de uma forma resumida o historial da responsabilidade social ao longo do tempo, desde o seu surgimento. Com ênfase o seu conceito discutido por vários autores, bem como o panorama da Responsabilidade social em Moçambique, com particular destaque de algumas empresas e organizações que tem marcado o campo nos últimos anos. Os resultados obtidos durante a realização do trabalho, levaram a concluir que, as marcas que patrocinan o desporto em Moçambique, ao adotar um compromisso social através do seu envolvimento no desporto, desenvolvem um papel vital para o desenvolvimento e evolução da pratica desportiva de alto nível e servem de montra internacional para o desporto Moçambicano.