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Da contabilidade orçamental à contabilidade patrimonial : escolas públicas de ensino não superior

Autor(es): Fernandes, Sara Cristina André

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/8323

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Contabilidade Pública; POC-E; Escolas de ensino não superior; SNCP; Public accounting; non-higher schools


Descrição

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Este trabalho visa o estudo da passagem de uma contabilidade em base de caixa para a contabilidade em regime de acréscimo nas escolas de ensino não superior, e perceber quais os principais obstáculos neste processo de transição. Pretende ainda compreender o nível de implementação do POC-E nas mesmas, e perceber se a adopção do POC-E, no curto prazo, constitui uma mais-valia face à possibilidade da futura aprovação e implementação do SNCP. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se como metodologia de investigação o estudo de caso, e para a recolha de informação o método de entrevistas. O estudo permitiu concluir que existe uma grande dependência por parte das escolas do software informático aplicado à contabilidade, e ainda que este é determinante para a implementação da vertente patrimonial nas escolas. Assim, e tendo em conta a utilização da mesma, aproximadamente 50% das escolas do país utilizam em pleno a contabilidade orçamental e patrimonial, permitindo-nos também concluirque começam agora a sentir-se os primeiros avanços face à implementação do regime geral do POC-E, que até hoje se demonstrou complexa.A sua implementação foi considerada pelos entrevistados como elemento facilitador para uma futura aplicação do SNCP.

The main objective of this study is to analyze the implications of changing from an accounting cash basis to an accrual accounting in non-higher schools and understand what are the main obstacles in this transition process. It also aims to understand the POC-E level of implementation in these schools and if in the short term the POC-E adoption constitutes a value added when compared to the possibility of future approval and implementation of the SNCP. In order to proceed with this study, a case study research methodology was adopted and for collecting data the interviews method was elected. The results point three main conclusions. First, there is a strong dependence between schools and the software applied to accounting. Second, this software is crucial for the implementation of the accrual accounting in schools. Therefore, considering the use of this application, there are approximately 50% of schools in Portugal that use exclusively accrual and cash basis accounting. We also conclude that we can see first "gains" from the POC-E implementation general scheme, which until now it seemed too complex.The implementation of POC-E was considered by respondents as a facilitator element for the future application of SNCP.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Henriques, Rita Fuentes
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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